JOÃO MENDES
EMPOLGANTE FORD MUSTANG GT PREMIUM
O motor é acionado por um botão e aí você pode escolher entre os
modos de condução Normal, My Mode, Esportivo, Esportivo +, Pista, Drag e
Neve/Molhado. No modo Pista você pode acionar o Line Rock, sistema eletrônico
de pré aquecimento dos pneus traseiros, bloqueia os freios dianteiros e solta
os traseiros por você, girando e aquecendo as rodas de trás fazendo o famoso
efeito “burn out”. Nestes modos de condução os parâmetros são alterados mudando
a dinâmica de condução e assim, o tempo de resposta do acelerador, dos freios,
o nível do barulho do escapamento duplo e até as informações no painel digital
configurável de instrumentos onde o conta-giros fica em destaque nos modos de
esportividade, por exemplo. A suspensão é a MagneRide que é adaptativa através
de sistema eletrônico e na traseira ela é independente. Apesar do motorzão o
consumo no perímetro urbano, segundo o computador de bordo, ficou em 7,4 km/l
de gasolina e na estrada foi a 12,2 km/h. Passeando pelas praias do Rio de
Janeiro, mantendo 60 km/h no modo Normal, o motor girava a apenas 1.000 RPM e o
câmbio automático indicava a 9ª marcha o que justifica o baixo consumo. Carro
com muito torque é outra coisa. Apesar de ser um esportivo de respeito
consegue eficiência energética. O Ford Mustang GT Premium chega por R$299.900
contra R$315.000 do Chevrolet Camaro que é seu maior oponente num segmento que
vende pouco mas é muito representativo. Veja o vídeo do Mustang e mais detalhes
em http://www.memoriamotor.r7.com/ford-mustang/
O CORRETO VOLKSWAGEN PASSAT
Ele é até discreto mas o que carrega de espaço, conforto e tecnologia é uma enormidade. Me refiro ao Volkswagen Passat que tem motor 2.0 TSi de 220 cavalos com câmbio automático DSG ( dupla embreagem ) de 6 velocidades com função Tiptronic e ainda seletor de modo de condução com as opções Normal, Eco, Sport e Individual.. É um sedan que na versão que esta sendo comercializada, Highline, é “premium” com louvor. Interior sofisticado revestido com materiais que denotam sofisticação e couro nos bancos e o ar condicionado tem 3 zonas. O painel de instrumentos é o Active Display, programável, com tela de 12,3” e os gráficos do GPS podem ser em 2D ou 3D. O Sistema Infotainment é o "Discover Pro" com tela sensível ao toque de 9,2” e comando de voz com rádio DVD-player, Bluetooth, entrada para SD-Card, conexão USB + Aux-In, integração com smartphones App-Connect e sistema de navegação. O desenho do Passat ficou mais bonito e moderno e as rodas de liga leve são de 18” com pneus que tem sistema auto-selante. Esse sistema sela o orifício gerado por objeto perfurante, impedindo assim o esvaziamento do pneu (eficaz para objetos perfurantes de até 5mm). Na segurança o destaque é o piloto automático ACC – Controle Automático de Distância e Velocidade com função de frenagem de emergência. Outro equipamento importante é o City Emergency Brake que monitora a distância entre veículos durante o deslocamento e detecta riscos de colisão e freia automaticamente quando necessário. Segundo o Inmetro o consumo de gasolina é de 10,4 km/l na cidade e 12,9 km/l na estrada. Consultando o computador de bordo circulei em área urbana de pouco tráfego e ele indicou 12,8 km/l e na estrada marcou 17,7 km/l. A Volkswagen esta com uma promoção até o final de julho oferecendo o Passat Highline por R$159.990.
BRASÍLIA CAPITAL MOTO WEEK
Para os motociclistas que gostam de pegar uma estrada já começou a 15ª edição do Brasília Capital Moto Week que terá mais de 50 atrações musicais, incluindo grandes nomes como Capital Inicial, Titãs, Scalene e Raimundos. É o maior encontro de motociclistas da América Latina começou no dia 19 e vai até o dia 28 de julho, na Granja do Torto, e irá ocupar uma área equivalente a 25 estádios do Maracanã.