JOÃO MENDES
JEEP COMPASS LIMITED 4X4 TURBO DIESEL IMPRESSIONA
Me lembro bem, no início da década de 1990, quando o Presidente Collor liberou as importações, que o Jeep Cherokee Limited era o sonho de consumo de muitos. Passados quase trinta anos pego para testar o Jeep Compass Limited e acabo voltando no tempo, mais pela imagem e representatividade do modelo, hoje um top da linha Jeep produzida no Brasil. O tempo passou, a tecnologia chegou e o recheio do Compass seria inimaginável nos anos 1990 quando não existia smartphone, nem a popularização do GPS e os sistemas eletrônicos de segurança.
Testei o
Jeep Compass Limited com motor, 4 cilindros, 2.0, turbo diesel, que desenvolve
170 cavalos de potência. O câmbio é automático de 9 velocidades, com
possibilidade das trocas manuais na borboletas atrás do volante, e a tração é
4X4.
O preço desta versão começa em R$166.990 mas a versão testada, com o Pack
High Tech que custa R$15.650, totaliza R$182.640. Neste pacote tem Piloto
Automático Adaptativo, Aviso de Mudança de Faixa, Comutação Automática do Farol
Alto, Aviso de Colisão Frontal, Estacionamento Semi Autônomo (Park Assist),
Abertura Elétrica do Porta-Malas, o fechamento também, tomada 12V no console,
banco elétrico do motorista, sistema de som Premium da Beats e rodas de liga
leve de 19”. O interior tem desenho moderno, muitos porta-objetos e bancos em
couro. A chave é presencial e o acionamento do motor por tecla. Painel de
instrumentos TFT em tela de 7” colorido, sistema de som, GPS e conectividade em
tela de 8.4” sensível ao toque e pra segurança são 7 air bags. Andei com este
Jeep Compass em estrada de asfalto, de paralelepípidos, de terra e no centro
urbano do Rio de Janeiro e o resultado é bom para qualquer piso. O consumo de
diesel na cidade ficou em torno de 11 km/l e na estrada passou dos 14 km/l.
Cabine silenciosa, suspensão confortável no asfalto e um pouco dura na terra
mas a estabilidade surpreende. Para quem quer um SUV topo de linha e super
equipado essa versão do Compass vai atender bem.
5º MOTOCROSS LEGENDS NA FAZENDA SANTA ROSA
Pelo quinto ano consecutivo aconteceu a reunião dos pilotos veteranos do motocross do Rio de Janeiro na Fazenda Santa Rosa, em Miguel Pereira, interior do estado. Foi nas pistas desta fazenda que o motocross do estado se desenvolveu nos anos 1970 e 1980 quando aconteceram lá provas do Campeonato do Estado do Rio de Janeiro.
Pelo quinto ano consecutivo aconteceu a reunião dos pilotos veteranos do motocross do Rio de Janeiro na Fazenda Santa Rosa, em Miguel Pereira, interior do estado. Foi nas pistas desta fazenda que o motocross do estado se desenvolveu nos anos 1970 e 1980 quando aconteceram lá provas do Campeonato do Estado do Rio de Janeiro.
O evento aumenta a cada ano e nesta 5ª edição quase
40 pilotos compareceram com suas companheiras, filhos e até netos. Alguns
aproveitaram para matar as saudades e aceleraram motos mais modernas e até
motos perfeitamente mantidas apesar dos seus mais de 30 anos de idade. A
Fazenda Santa Rosa, comandada por Assis “Ninô” Paim, piloto desde os anos 1970,
ao longo dos anos teve várias pistas e ainda mantém uma que é liberada
para todos que lá chegam mantendo o esporte em atividade naquele palco
histórico. A primeira corrida na Santa Rosa foi no feriado da Semana Santa de
1975. Estavam nesta reunião Marcio Matz, pioneiro que correu até nas primeiras
provas em Campo Grande, antes da série de provas na Santa Rosa, Ybere Matorim,
outro pioneiro que disputou até uma temporada na Europa, Mario Calcia, Roberto
“Beto” Paim e Paulo Lira, que participaram da primeira prova em 1975, Jorge “
Mausoléu” Jansen, Fausto Macieira, Júlio “Manicera” Romiti, Augusto “Alemão”
Haddock Lobo, Robinho Vasconcelos, Rodolfo Resende, Ivo Lira, Maurício Papaleo,
Paulo Monteiro, Paulinho Maromba, Zeca Infante, Fernando Azevedo, Luiz “Guingo”
Pareto, Carson Gardeazabal, o João Mendes, que vos escreve, e a família Paim
com Ninô e seus filhos João e Diogo e seu irmão Beto, já citado acima. Todos
aceleraram muito e marcaram história no motocross do estado, alguns do Brasil,
e tem muitas histórias para contar. No ano que vem tem mais e a audiência certamente
vai aumentar. A foto do grupo é Hélio Leite.
PARA A TURMA DAS MOTOS
O maior evento do motociclismo da Cidade do Rio de Janeiro já teve seis edições no mês de janeiro mas a 7ª Edição do Salão Moto Brasil vai acontecer neste mês de maio, de 25 a 27, no Riocentro.
O maior evento do motociclismo da Cidade do Rio de Janeiro já teve seis edições no mês de janeiro mas a 7ª Edição do Salão Moto Brasil vai acontecer neste mês de maio, de 25 a 27, no Riocentro.
ESTE ANO TEM SALÃO DO AUTOMÓVEL EM SP
Será no dia 21 de maio a apresentação de como será a edição 2018 do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo. O evento conta com a parceria institucional da ANFAVEA que é a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores e a organização é da Reed Exibition Alcântara Machado.
Será no dia 21 de maio a apresentação de como será a edição 2018 do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo. O evento conta com a parceria institucional da ANFAVEA que é a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores e a organização é da Reed Exibition Alcântara Machado.
BLINDAGEM MAIS EM CONTA
No início a blindagem de um carro pesava muito mas com novas tecnologias o peso da blindagem diminuiu muito e o preço também ficou mais em conta. Em Jaguaré, SP, o Shopping das Blindagens esta oferecendo blindagem Nível III–A para Volkswagen Jetta e Toyota Corolla por R$39.990 com 5 anos de garantia contra delaminação.
No início a blindagem de um carro pesava muito mas com novas tecnologias o peso da blindagem diminuiu muito e o preço também ficou mais em conta. Em Jaguaré, SP, o Shopping das Blindagens esta oferecendo blindagem Nível III–A para Volkswagen Jetta e Toyota Corolla por R$39.990 com 5 anos de garantia contra delaminação.
ENCONTRO DE MOTOS CLÁSSICAS NO RIO
No domingo, dia 20 de maio, vai acontecer o 14º Encontro de Motos Clássicas do Rio de Janeiro na Praça do Alto da Boa Vista. O evento criado pela turma da MOTORALF é imperdível.
No domingo, dia 20 de maio, vai acontecer o 14º Encontro de Motos Clássicas do Rio de Janeiro na Praça do Alto da Boa Vista. O evento criado pela turma da MOTORALF é imperdível.