A advogada especializada em direito empresarial, Giselle Farinhas, alerta sobre as notícias de cunho duvidoso
Marcada
pelos avanços tecnológicos, a era digital nos apresenta um grande desafio: As
fake news! Como o próprio nome sugere, as fake news, são um tipo de
notícia falsa, que aparenta ser verdadeira e normalmente se caracteriza pelo
alarde causa nas redes.
Com toda a velocidade que as notícias ganham ao
entrarem no mundo virtual, estas ganham espaço e proporções incontroláveis.
A
velocidade com que uma informação, ainda que inverídica, se dissemina no
ambiente da internet é assustadora. Sem falar que os mecanismos, proporcionados
pelas plataformas online, das redes sociais e blogs com atendimento imediato,
apenas dinamizam e impulsionam tais evidencias. Nesse sentido, a empresa deve
se preocupar, não só com a qualidade e fortalecimento da sua marca em ambiente
físico e virtual, mas com incidentes inverídicos também, vez que estes podem
trazer danos irreversíveis ao seu negócio.
A
fake news acontece quando o internauta cria ou veicula notícia falsa sobre a
imagem da sua empresa, de seus sócios e, até mesmo, de seus funcionários. A
intenção é fazer com que essa notícia seja propagada publicamente e que esta
seja avaliada pelo maior número de pessoas. As notícias falsas, tanto para os
seus autores quanto para aqueles que a recebem e a veiculam para outros
usuários acarretam consequências jurídicas. "É bom registrar que,
ainda que a pessoa não tenha a intenção de causar danos, se não agir com
razoável diligência para confirmar as informações que compartilha, em especial
aquelas que atribuem fatos ou discursos a terceiros, poderá responder por eventuais
danos frente ao judiciário.", alerta a advogada.
A
recomendação às empresas é o monitoramento constante de suas contas
empresariais na mídia virtual, com alertas em caso de menção à empresa,
posicionamento na mídia e checagem da fonte para responsabilização.
Dra.
Giselle Farinhas é Advogada
Fundadora do Escritório GISELLE FARINHAS SIA