João Mendes
AUDI Q5 NA
MEDIDA CERTA
A Audi possui
uma linha de utilitários esportivos “premium” que começa no Q3 e vai até o Q7.
O intermediário é o Q5 que tem ótimas dimensões, nem tão compacto e nem tão
grandão. Conheci o Novo Q5 no seu lançamento e agora tive mais tempo com o
carro para curtir pelas ruas do Rio de Janeiro. Ele tem motor 2.0 TFSi, de 252
cavalos de potência, tração integral Quattro, e câmbio automático de 7
velocidades com dupla embreagem, você nem sente quando as marchas mudam.
Você
ainda pode escolher seu modo de condução que vai de Economia a Esportivo
passando por Conforto e Auto apertando uma simples tecla no painel. Se escolher
o Esportivo ele troca as marchas num giro mais alto e se estiver no modo
Economia as marchas são trocadas num giro baixo e o carro tem uma arrancada
mais xoxa para economizar combustível. Também para economizar tem o sistema
auto/stop que desliga o motor nas paradas e religa automaticamente ao encostar
o pé no acelerador. Para ligar o motor é só estar com a chave dentro do carro,
pode estar até no bolso da calça, e acionar uma tecla. Andando rápido o carro
surpreende pela ótima estabilidade apesar do peso e tamanho, ajuda muito uma
série de sistemas eletrônicos que para explicar todos teria que dividir em
capítulos. A arrancada de 0 a 100 km/h é feita em apenas 6,3 segundos. Para a
segurança do dia a dia tem o Traffic Jam Assist que reduz e retoma a velocidade
de forma semi autônoma em caso de congestionamento resumindo, se o sistema esta
acionado o Q5 segue o fluxo do tráfego acelerando e parando conforme o carro da
frente. Este Q5 2017 tem novo design e o escapamento ficou integrado ao difusor
traseiro. O interior luxuoso tem ar condicionado de 3 zonas mas o que chama a atenção
é o Audi Virtual Cockpit, uma tela digital de 12,3” que mostra desde o mapa do
GPS ao velocímetro, conta giros, e demais informações do computador de bordo,
tudo configurável onde se pode colocar em destaque a informação que mais
interessa mas ele é opcional nas duas versões mais caras. O carro ainda tem
espaço para bagagens que vai de 550 L a 1557 L, com os bancos rebatidos. O Audi
Q5 vem do México em 4 versões, Attracttion por R$244.990, Ambiente por
R$274.990, Ambition 292.990 e Ambiente Blindada por R$354.990.
ESTILOSO E
ECONÔMICO FIAT ARGO DRIVE 1.0
Já testei a
versão top do Fiat Argo com motor 1.8 L e agora foi a vez da versão de entrada,
Argo Drive 1.0. O design é atraente e chama a atenção, mesmo para um carro 1.0
os materiais empregados e acabamentos são bons e o carro testado tinha ainda os
opcionais Kit Multimídia, Kit Convenience, Kit Parking e pintura metálica Prata
Bari. O preço do carro pelado é R$46.800 e com estes opcionais passa para
R$53.300 o que eu recomendo para quem pode pagar porque o carro fica outro,
muito mais agradável de dirigir com estes itens de conforto e segurança.
O que
mais chama a atenção no Argo Drive, depois do design, é o motor 1.0 L, 3
cilindros, Flex, que desenvolve 72 cavalos usando só gasolina como combustível
e 77 cavalos usando etanol. O câmbio é manual e o carro muito econômico, o
marcador do nível do combustível demora para descer. No circuito urbano, onde
se usa mais a primeira marcha, ela é curta para valorizar a arrancada,
brasileiro adora isso, mas a segunda já fica mais longa para que também não se
fique trocando muita marcha num pequeno espaço percorrido. Andando em 5ª marcha
numa estrada o barulho do motor de 3 cilindros não incomoda, a vedação da
cabine é boa, e o carro, abastecido com gasolina, consome, segundo o Inmetro,
14,2 km/l na cidade e R$15,1 km/l. O Fiat Argo veio para substituir o Punto e
evidentemente vai acertar o público interessado pelas versões mais caras do
Palio, ele também acaba concorrendo com versões mais caras de dois líderes do
mercado, Chevrolet Onix e Hyundai HB20. Num mercado muito disputado o Fiat Argo
teve suas vendas aceleradas fazendo o carro atingir a 10ª posição do mercado
brasileiro em setembro e em outubro mas
essas vendas devem crescer com a promoção de novembro onde o comprador ganha as
3 primeiras revisões grátis. Consulte as concessionárias.
OS MAIS
VENDIDOS DE OUTUBRO
A vendas de
automóveis cresceram em outubro e apresentaram algumas novidades, o Ford Ka
assumiu, pela primeira vez, a vice liderança, o Volkswagen Gol vem melhorando a
cada mês e já é o quarto e o Renault
Kwid que surpreendeu em setembro, ficando em terceiro, despencou para a 14ª
posição mostrando que as vendas de setembro foram infladas com a efetivação da pré
venda do modelo antes do lançamento. Chevrolet Onix mantém a liderança com
18.322 unidades, Ford Ka em segundo com 9.689, 3º Hyundai HB20 8.878, 4º
Volkswagen Gol 6.280, 5º Chevrolet Prisma 6.203, 6º Toyota Corolla 5.934, 7º
Fiat Mobi 5.407, 8º Jeep Compass 4.963, 9º Honda HR-V 4.488 e 10º Fiat Argo
4.159.
DIFERENTES
ESTRATÉGIAS DA GM E FIAT
A GM tinha os Chevrolet Celta, Agile e Onix,
quase em disputa pelo mesmo cliente, e o mercado entrou em crise e a GM tirou o
Celta e o Agile de linha. Com isso o Onix foi para a liderança do mercado de onde
não mais saiu. A Fiat tinha o Palio e o Uno brigando pela liderança do mercado,
lançou o Mobi e depois o Argo para ocupar o mercado do Punto e das versões mais
caras do Palio. O Mobi demorou um pouco mas agora ocupa a 7ª posição e o Argo
foi para 10º enquanto o Uno caiu para a 35ª posição, com 1.439 unidades, e o
Palio para a 45ª com apenas 801 unidades. Como o Mobi é um carro urbano com
pouco espaço interno ele esta ocupando o seu nicho de mercado mas não seria
coerente a Fiat lançar uma versão mais barata do Argo e tirar de linha Palio e
Uno ? Se as vendas de Palio e Uno fossem
direcionadas para o Argo o modelo estaria na 4ª posição do ranking. A
estratégia de enxugar o catálogo deu certo com a GM principalmente porque cada
modelo tem suas versões, mais as opções de motorização, os opcionais e
acessórios e toda rede trabalhando para vender apenas um modelo fica mais fácil
do que vender quatro. Num momento de crise eu acho essa a melhor opção.