João Mendes
CHEVROLET
EQUINOX 2018 NÃO É APENAS MAIS UM SUV
O Chevrolet
Equinox é o utilitário esportivo mais vendido no mundo, chegou a sua 3ª
geração, foi apresentado nos Estados Unidos há 9 meses e agora começa a ser
comercializado no Brasil vindo do México. Ele chega no Brasil em apenas uma
versão bem completa com motor 2.0, 16V, turbo, com injeção direta de gasolina,
potência de 262 cavalos com torque de 37 kgfm a 2.500 RPM, mesmo motor usado
nos Estados Unidos pelo Camaro de entrada mas o Equinox tem tração integral,
acionada num botão, e câmbio automático de 9 marchas com possibilidade de
trocas manuais na própria alavanca.
Com esse conjunto mecânico faz de 0 a 100
km/h em 7,6 segundos, uma boa marca, e tem velocidade máxima limitada
eletronicamente em 210 km/h, isso por questões de segurança já que é um SUV com
conjunto de suspensões de SUV e não de carro esportivo. Muitas coisas me
impressionaram neste carro, primeiramente a lista de equipamentos de segurança,
itens que você não vê mas estão lá e são de suma importância. Um exemplo, se
você abrir uma porta traseira do Equinox num período de até 10 minutos antes de
dar a partida, e você não abri-la quando desligar e trancar o carro, um alarme
sonoro vai dar um alerta. Um sistema de segurança entende que a porta foi
aberta para se colocar algum volume no banco traseiro o que pode ser até uma
criança e assim toca o Alerta de Esquecimento de Objetos ou Pessoas no Banco
Traseiro. O carro tem ainda outros sistemas de segurança que controlam o
balanço quando estiver levando um reboque, atenuam capotamento, compensação de
torque na direção para não perdê-la numa manobra rápida demais, alerta de
colisão, frenagem automática de emergência, pré pressurização das linhas de freio,
vetorização de torque, assistente de permanência na faixa, alerta de ponto cego
nos retrovisores e os mais tradicionais que são o controle de estabilidade e
tração, nenhum outro SUV neste segmento tem tantos sistemas de segurança.
Destaque também para a abertura do porta-malas, sem usar as mãos, apenas
passando o pé na direção de um sensor que esta sob o para-choque traseiro. O
interior tem luxo e é bem acabado. No painel conectividade através do My Link
em tela de 8” sensível ao toque com possibilidade de espelhar smartphones. Assim você pode usar o GPS ou
até o aplicativo Waze para escolher seu melhor caminho. Andando no Equinox é
fácil perceber que o motor tem disposição, que ele é firme nas curvas e tem conforto
com a cabine bem silenciosa. Segundo o Inmetro o consumo de gasolina fica em
8,4 km/l na cidade e 10,1 km/l na
estrada. Na cabine o conforto é grande, são 110 itens para tornar o dia a dia e
uma viagem mais agradáveis, são muitos porta-objetos, local especial para
guardar um guarda-chuvas e4 tomadas USB para tocar música ou carregar bateria
de smartphone mas também tem um carregador wireless para smartphones que já
tenham esta tecnologia. O Chevrolet Equinox tem preço sugerido de R$149.900 e
pelos seus equipamentos tem boa relação custo benefício porque a concorrência
tem preços mais elevados.
TOYOTA HILUX E
SW4 2018
Gostei muito do
novo design da frente da picape Hilux e do utilitário esportivo SW4 que a
Toyota apresentou, modelo 2018, que ficou com aspecto mais robusto. Destaque
também para o desenho dos novos faróis e os de neblina dianteiros em LED passam
a ser item de série nas versões top, SRX, para Hilux e SW4. A picape e o SUV também tiveram o interior
modificado com novo design e mais sofisticação. Também foram feitas mudanças na
dirigibilidade e na segurança que conquistou nota máxima, 5 estrelas, nos
testes do Instituto Latin NCAP.
A grande novidade da linha é a série
especial Hilux SR Challenge com tração 4x4, câmbio automático de seis
velocidades e motor diesel 2.8L com 177 cv de potência a 3.400 rpm, e 45,9
kgfm, entre 1.600 e 2.400 rpm. A SR Challenge conta com rodas de liga
leve de 17” na cor preta, protetor de para-choques, faróis dianteiros com
máscara negra, lanternas traseiras escurecidas, adesivos na lateral e traseira da
caçamba com logo Hilux Challenge, adesivos nas portas com logomarca Toyota,
Santantônio Hilux Challenge, interior com costuras vermelhas, painel com
detalhes pretos e vermelhos, tapetes Hilux Challenge, e grade do radiador,
maçanetas e estribo lateral tubular na cor preta. A SR Challenge ainda conta
com dispositivo de áudio ligado a uma tela sensível ao toque de 7”, com funções de DVD, MP3, entrada
auxiliar de vídeo e seis alto-falantes, e que fornece informações de consumo de
combustível e da câmera de ré. A Hilux SR Challenge está disponível apenas nas
cores Branco Polar e Vermelho Metálico por R$161.990 No catálogo da Hilux a SRV
custa R$171.260 e a versão top, SRX, R$193.270. Estas três versões possuem
cabine dupla, motor diesel, tração 4X4 e câmbio automático de 6 marchas. Já no
SUV SW4 a versão mais barata tem motor flex, tração 4X2, 5 assentos e câmbio
mecânico por R$152.090 e a versão top é a SRX 4X4, diesel, câmbio automático e
7 assentos por R$252.790,00.
PELÍCULA ESCURA
NOS VIDROS, TÔ FORA !
Eu sou contra
colocar película muito escura nos vidros dos carros. As pessoas se acham mais
seguras, principalmente as mulheres, porque quem esta fora não vê quem esta
dentro mas nem sempre é assim. Se ninguém consegue enxergar o que esta dentro
pense que um sequestrador pode ficar andando com você pela cidade e ninguém vai
perceber. Bandidos podem estar estuprando uma pessoa e ninguém vai se dar
conta. Já aconteceram casos de carros, com vidros escuros, entrarem em favelas
do Rio de Janeiro e os bandidos locais fuzilarem seus ocupantes mas desta vez,
no caso da turista espanhola que morreu na Rocinha, foi a polícia fuzilando
gente de bem saindo da favela. Hoje, entrar numa favela com um carro que tem
película escura nos vidros é de uma idiotice abissal e levar turista para uma
zona de conflito também.
SALÃO DUAS
RODAS E MOTO BRASIL
No dia 14 de novembro abre as portas o Salão Duas
Rodas no São Paulo Expo, veja www.salaoduasrodas.com.br, e os apaixonados pelas
motocicletas já podem anotar em suas agendas que de 24 a 27 de maio de 2018, no
Riocentro, será realizada a 8ª edição do Salão Moto Brasil que sempre acontecia
no mês de janeiro e passou para maio. Veja mais em www.salaomotobrasil.com.br