ANDANDO DE FIAT
MOBI DRIVE GSR
Já contei aqui
no meu espaço minha experiência com o Fiat Mobi Drive e agora testo a versão
GSR ( Gear Smart Ride) que vem a ser a versão com novo câmbio automatizado de 5 velocidades, sucessor
do Dualogic. Este câmbio não é para conhecedores de automóveis e nem para
motoristas exigentes, ele não tem a suavidade de um câmbio automático e nem a
precisão que se tem no câmbio manual, onde você comanda as ações, mas para usá-lo
você não precisa de embreagem e aí fica mais confortável dirigi-lo nos
engarrafamentos e em longos períodos no trânsito. É um câmbio onde você escolhe
as funções por tecla, o que é melhor do que na alavanca, e você pode trocar as
marchas manualmente nas borboletas situadas no volante.
Sem dúvida que esta
geração de câmbio automatizado esta bem melhor que as anteriores mas não vá
esperando, principalmente nas subidas, trocas com um aproveitamento ideal. Meu
conselho é que o motorista use sempre este câmbio automatizado trocando as
marchas manualmente nas borboletas do volante, principalmente se quiser uma
condução mais ágil e rápida, mais esportiva, mas se quiser relaxar deixe que as
marchas sejam trocadas pela programação do câmbio com aquele tranquinho que
hoje é bem menor de quando o câmbio automatizado foi lançado. O Mobi Drive tem
motor Firefly 1.0 de 3 cilindros, desenvolve até 77 cavalos e é bastante
econômico, no perímetro urbano, segundo o Inmetro, faz 14 km/l de gasolina e na
estrada 15,4 km/l mas no dia a dia se consegue medições melhores. O Mobi é um
carro individual, tem um design moderno, não tem muito espaço no banco
traseiro, o porta-malas só tem capacidade para 215 litros, tem suporte no
painel para encaixar o smartfone mas para ficar conectado tem que comprar um
dos pacotes de opcionais. O preço começa em R$44.780 e o carro testado, com o
Kit Tech que tem vários itens que dão mais conforto, custa R$49.990 mas se
quiser se conectar tem que comprar o Kit Connetct por R$1.370 ou o Kit Tch Live
On por R$1.530. Se a pintura for perolizada ainda se paga mais R$1.310,
portanto esse Mobi Drive vai de R$44.780 a R$51.390, o que convenhamos é muita
grana para um carro sub compacto mais apropriado ao uso urbano. Em abril o Mobi
foi o 9º carro mais vendido no Brasil com 3.642 unidades, e pela primeira vez
foi o Fiat mais vendido no Brasil, mas são as versões mais baratas, que tem
preço inicial de R$33.700, é que levam a preferência dos consumidores.
HARLEY-DAVIDSON
ROADSTER MAIS ACESSÍVEL
O último modelo
a integrar a linha de motos da harley-Davidson em 2017, a Roadster, teve seu
preço reduzido. Com preço sugerido de R$48.600 ela agora esta sendo
comercializada nas concessionárias da marca em todo Brasil por R$44.600, com
taxa de 0,99% ao mês, 30% de entrada e saldo em até 48 parcelas, além de uma
valorização de até R$ 3.000,00 em uma seminova.
A Roadster agrega à marca a
herança das pistas de corrida e das Flat Tracks em cada
detalhe que contribui para o seu excelente desempenho urbano. Com torque forte
desde as mais baixas rotações, é a única pertencente à família Sportster que
conta com garfos dianteiros invertidos de 43 mm com amortecimento por cartucho,
além de ter um estilo sem igual, oferecendo agilidade na pilotagem, posição
agressiva por conta do guidão baixo, assento duplo e novos comandos centrais.
O
modelo conquista pelos mínimos detalhes, como a traseira colada no chão no
estilo fastback, com o para-lama traseiro cortado, freios ABS de disco duplo,
suspensão traseira ajustável, banco
duplo de perfil baixo, projetado para manter o conforto e o painel tem
velocímetro digital e um conta-giros analógico. Outros itens que fazem a
riqueza dos detalhes são as rodas de liga de alumínio, com desenho exclusivo de
cinco raios, roda dianteira de 19 polegadas e traseira de 18 polegadas e o
icônico motor Evolution de 1.200 cm³. A Roadster é o modelo da Harley-Davidson
que possui as pedaleiras numa posição mais próxima ao da posição de uma moto
naked e com a suspensão dianteira invertida fica sendo a opção ideal para quem
esta entrando no chamado mundo das motos custom.
AUTOS MAIS
VENDIDOS DE ABRIL
No mês de abril
o Chevrolet Onix continuou a ser o automóvel mais vendido do Brasil com 12.689,
em segundo Hyundai HB20 com 7.934, terceiro Ford Ka com 6.650 com o Renault
Sandero chegando próximo com 6.110 na
quarta posição. Em 5º Volkswagen Gol 5.515, em 6º Toyota Corolla, que foi
renovado, com 4.969. Fechando a lista dos 10 mais temos Chevrolet Prisma em 7º,
Jeep Compass em 8º, Fiat Mobi em 9º e em 10 Honda HR-V.
MOTOS MAIS
VENDIDAS EM ABRIL
A Honda tem mais de 80% do mercado de motocicletas e sempre emplaca 9
modelos entre os 10 mais vendidos mas em abril a Yamaha colocou duas das suas
motos no Top 10. A YBR 150 ficou em 9º com 1.699 e em 10º a 1.220. A lider do
ranking continua sendo a Honda CG 160 com 17.138 unidades comercializadas.
CURIOSIDADES DE 2016
Em 2016 foram comercializados no Brasil 354 modelos de automóveis e na
lista dos emplacamentos aparecem 7 Volkswagen Parati, 3 Volkswagen Santana, 2
Chevrolet Kadett e 2 Ford Escort. São carros que já saíram de linha faz um
tempinho mas certamente alguns estavam guardados e só agora foram emplacados.