ANDANDO NO
HONDA SH 150 i
A Honda
apresentou em São Paulo seu novo scooter, o SH 150 i, e promoveu test drive
para a imprensa no Rio de Janeiro, em percurso bem variado com retas, curvas,
subidas e descidas. O desafio maior foi subir até a Vista Chinesa e um teste
assim é coisa arrojada mas Honda confia muito neste novo produto. O intuito foi
mostrar que um simples scooter de 150 cc pode ser usado diariamente no
perímetro urbano com conforto e segurança. Para o conforto eu destaco a posição
de dirigir, a posição do garupa, o câmbio CVT, que não necessita ficar trocando
as marchas, a praticidade do porta luvas com tomada 12V que pode carregar o
smartphone, o bagageiro sobre o banco para guardar o capacete e uma novidade no
segmento, Smart Keys, uma chave com sensor de proximidade que libera o botão de
arranque quando você se aproxima e permite abrir a tampa de combustível e
libera as travas do assento até a uma distância de 2 metros.
Na segurança destaco
as rodas de 16”, melhor para superar imperfeições do piso e buracos, os freios
a disco na dianteira e traseira com sistema ABS e a boa visibilidade do farol,
lanterna traseira e luz de freio, tudo em LED. Com motor de 14,7 cavalos de
potência a 7.750 rpm a SH 150i é valente nas subidas e boa de curva. O motor
desliga automaticamente nas paradas em que ele não se faz necessário, é o
sistema Idling Stop, que religa rapidamente o motor ao começar a acionar o
punho do acelerador. Essa tecnologia ajuda muito na economia e durante o teste
o computador de bordo marcava um consumo de 40 km/l de gasolina. A suspensão
dianteira tem curso de 100 mm e a traseira 95 mm com cinco regulagens no
amortecedor. O scooter Honda SH 150i tem preço sugerido de R$12.450 e no pós venda
a Honda é imbatível, são 3 anos de garantia, sem limite de quilometragem, e 7
trocas de óleo grátis. Com toda essa sofisticação este modelo vai atender bem
desde quem esta tendo a primeira experiência em duas rodas até aquele que até
já tem uma moto sofisticada e quer ter um veículo mais leve e ágil para curtir
em situações específicas.
MAIS DO RENAULT
CAPTUR
Na edição
passada eu comentei minha experiência com o Renault Captur, versão top chamada
Intense, com motor 2.0 16V Flex que desenvolve 148 cavalos e tem câmbio
automático CVT, mas o carro tem muitos predicados e nesta edição eu continuo a
listar eles. O que chama mais a atenção do carro é o design, dos SUVs lançados
recentemente é o que tem linhas mais originais e agradáveis. Tem luz diurna em
LED, nas laterais da grade em forma de “C” e faróis auxiliares que se
direcionam para as curvas facilitando a visão do motorista. O porta-malas é
generoso, 437 litros, plano, e com o fácil rebatimentos dos bancos da segunda
fileira esse espaço cresce um absurdo. Gostei da cor bege com o teto preto e
tem a cor preta com teto bege, entre outras.
A melhor aceleração de 0 a 100 km/h acontece em 11,1 segundos usando só etanol e o consumo, usando só gasolina, fica em 8,8 km/l no perímetro urbano e 10,8 km/l na estrada.
Um
detalhe que me chamou muito a atenção foi o número de pessoas que chegaram até
mim, durante o test drive, e comentaram que gostaram do desenho do carro e que
ele denotava uma maior sofisticação que o outro SUV da marca, o Duster, não
tem. Realmente o Duster parece mais robusto, pronto para a briga, enquanto o
Captur fica mais social, para tirar onda. No caso desta versão Intense do
Captur, para começar a tirar onda o preço é R$88.490.
VOLKS UP 2018
A Volkswagen
fez pequenas mudanças no estilo do Up! e retirou de linha a versão duas portas
no seu catálogo 2018. A versão de entrada agora custa R$37.990. No lançamento
da linha 2018 foi apresentada a versão Move Up! Connect por R$54.990 e a versão
top é a High Up! por R$57.100. O
Volkswagen Up! é um carro gostoso de dirigir, tem bons motores mas esses preços
parecem que não estão fazendo o carro atingir vendas melhores, em março foi
apenas o 17º na lista dos mais vendidos com 3.383 unidades.
ORDEM NAS
OPERAÇÕES DE RECALL
A Comissão de
Viação e Transportes da Câmara dos Deputados aprovou, a criação de uma subcomissão especial para
debater e estabelecer a regulamentação do recall de veículos. Autor da
proposta, o deputado federal Alexandre Valle (PR-RJ) afirma que o objetivo é
discutir ações para reduzir e impedir a comercialização de veículos com
defeitos de fabricação. Estão muito frequentes as
convocações das montadoras para recall de veículos por apresentarem problemas
variados e graves como explosão de airbags, risco de incêndios, falhas em chassis,
entre outros.
PARABÉNS NISSAN
A fábrica da
Nissan em Resende, Estado do Rio de Janeiro, completou 3 anos de idade. Lá se
produz o compacto March, os motores 1.6 e o novo 1.0 de 3 cilindros, e agora
começou a produção do utilitário esportivo Kicks que estava vindo do México. Ao
todo 115 mil veículos já foram produzidos nesta fábrica mas ela poderia ter
produzido uns 200 mil, o problema foi a crise no país. Parabéns para a Nissan
para seus funcionários e colaboradores.