João Mandes
CONECTADO CHEVROLET CRUZE SPORT6
Na
época de seu lançamento comentei aqui na coluna o Chevrolet Cruze Sport6
que é o Cruze hatch. Agora tive a oportunidade de andar com o modelo por um
período mais prolongado e trago mais observações importantes. Um dos
diferenciais do carro é a conectividade através do sistema My Link e do On
Star, que só os carros da Chevrolet tem. Por meio dessa tecnologia o usuário
tem os serviços de navegação, concierge, emergência, segurança e recuperação veicular
simplesmente acionando uma tecla situada no retrovisor interno ou através de um
App para smartphone.
Testei bem este sistema e por ele você pode abrir e fechar
as portas do carro à distância, colocar um limite de velocidade e receber
comunicado no smartphone se o limite foi excedido, tem também Alerta de Valet
quando você recebe uma mensagem se o seu carro se afastar mais de 500 m da onde
você entregou ele, Alerta de Rodízio, caso sua cidade tenha essa prática,
diagnóstico a distância, agendamento de serviços, pressão de pneus e até a
recuperação do veículo em caso de roubo já que ele esta sempre monitorado por
uma central. Outro detalhe que me agrada muito neste modelo é o motor 1.4, 4
cilindros, Turbo Ecotec que gera 150 cavalos usando gasolina com 24 kgfm de
torque e 153 cavalos usando só etanol com 24,5 kgfm de torque e o câmbio é
automático de 6 velocidades. Segundo o INMETRO o consumo, usando só gasolina,
fica em 13,6 km/l na estrada e 11,3 km/l no perímetro urbano. O Cruze Sport6 é
um hatch sofisticado, tem alerta de colisão frontal, alerta de ponto cego e
assistente de permanência na faixa. Este último detecta a saída involuntária da
faixa e avisa ao motorista ao mesmo tempo que vai corrigindo a trajetória para
que o carro fique entre duas faixas. São duas versões, a LT por R$91.790 e a
LTZ por R$103.290, bastante completa, com teto solar, display de 8” colorido,
sensor de estacionamento dianteiro e traseiro e chave que abre o carro por
sensor de aproximação. Um luxo com esportividade, muita tecnologia e segurança.
EQUILIBRADO
VOLKSWAGEN GOLF TSI
O Volkswagen
Golf é o carro mais vendido da marca alemã na Europa mas no Brasil, pela
natureza de um mercado de modelos mais compactos, o Golf tem vendas mais modestas
que vem crescendo. O carro tem muitos predicados e a versão TSI tem um
equilíbrio que atende bem muitos brasileiros. Digo isso porque o brasileiro
adora tirar uma onda, adora ser melhor que seus próximos e o Golf, por ter
dimensões maiores, já coloca seu comprador numa classe superior mas, apesar de
todo conforto e segurança, não tem um motorzão de impressionar mas sim um
equilibrado propulsor 1.0 bem econômico e que polui menos. Esse motor 1.0 Flex
tem 3 cilindros, turbo compressor, injeção direta de combustível e gera 125 cavalos de potência usando só etanol
e 116 cavalos usando só gasolina e a versão testada tinha câmbio manual de 6
velocidades.
O torque é de 20,4 kgfm entre 2.000 e
3.500 rpm e assim a arrancada, a saída de um quebra-molas, as subidas e as
ultrapassagens não decepcionam. Muita
gente vira a cara quando fica sabendo que o motor é 1.0 mas esse é diferente,
consegue arrancar de 0 a 100 km/h em 9,7 segundos e atinge 194 km/h.
Andando no perímetro urbano o consumo ficou
sempre próximo de 11,5 km/l e na estrada foi para 16 km/l, sempre usando só
gasolina. O Volkswagen Golf no seu interior recebe revestimentos de qualidade
com ótimo acabamento. A cabine é silenciosa e o sistema de infotainment é o
“Composition Media” com tela de 6,5” sensível ao toque. Na proteção 7 air bags,
controle de estabilidade e tração. Para melhor conforto ar condicionado digital
em duas zonas e sensor de estacionamento dianteiro e traseiro com monitoração
através de gráfico na tela. A versão TSI é a mais barata do Golf e custa
R$77.247.
FÓRMULA 1 E
MOTO GP JUNTOS
As duas maiores
categorias do esporte a motor, a Fórmula 1 e a Moto GP começam a temporada 2017
no mesmo dia, 26 de março. A Fórmula 1 começa na Austrália, duas horas da
manhã, enquanto a Moto GP, no Catar, tem suas provas a partir das 12 horas
começa a categoria Moto 3, depois a Moto 2 às 13:20 h e a Moto GP às 15 h. Vai
ser um dia animado.
PARABÉNS NISSAN
Pelo
terceiro ano consecutivo a Nissan patrocinou a escola de samba Acadêmicos do
Salgueiro que chegou na brilhante terceira posição. Ela é a única montadora a
participar diretamente na maior festa popular do Rio de Janeiro.
MOBILIDADE
DEMAIS COMPROMETEU
No Rio de
Janeiro a linha 4 do Metro e a extensão do sistema BRT que foram feitos para a
Olimpíada levaram gente de toda a cidade para a Barra da Tijuca que ficou
impraticável. Foi gente além das expectativas para participar de blocos em
áreas sem estrutura para receber tanta gente. Sair de carro no bairro então nem
pensar. Um caos.