TOYOTA ETIOS 2017, EVOLUÇÃO PERCEBIDA.
O Toyota Etios nasceu na Índia e depois passou a ser produzido no Brasil
onde recebeu uma saraivada de críticas da imprensa especializada. Humildemente
a Toyota reconheceu as críticas e quando chegou o novo chairman da empresa,
Steve St Angelo, ele comandou uma reformulação do modelo que chega na versão
2017, nas carrocerias hatch e sedã, corrigindo a totalidade de 18 pontos do
carro que foram os mais criticados na época de seu lançamento em 2012. Quando
lançado a aparência do modelo era espartana, painel com pouca visibilidade,
mostrador de combustível então nem se fala, antena grande demais enfim, era um
carro bom de motor, caixa e dirigibilidade mas muita coisa incomodava. Para
2017 o Etios teve uma grande evolução, são duas motorizações novas, 1.5 L de
107 cavalos e 1.3 L de 98 cavalos com transmissões igualmente novas, manual de
6 velocidade ou automática de 4, disponível para todas as versões. O painel agora
é digital com ótima visibilidade e muita informação, na versão top, a XLS tem sistema
de áudio com tela touch screen, que
permite espelhamento de smartphones. No computador de bordo se pode colocar o
valor do combustível e no final da viagem pode conferir quanto custou o km
rodado. A cabine ficou mais silenciosa e tanto nas forrações
como no painel os revestimentos denotam mais luxo e qualidade. Pensando no
conforto a direção passou a ser elétrica, mais leve e suave, também disponível
em todas as versões como também a chave com os comandos para abrir e fechar. A versão de entrada hatchback é a X 1.3 manual que custa R$43.990, com
câmbio automático passa para R$47.490. A versão XS tem motor 1.5 e começa em
R$48.995 e a top é a XLS 1.5 automática por R$57.395. Com carroceria hatchback
tem também a versão Cross manual, R$57.395 e automática por R$60.895. Com
carroceria sedã a X 1.3 começa em R$48.495 e vai até a XLS 1.5 automática por
R$60.295. A Toyota espera vender aproximadamente 68.000 Etios este ano, 40% com
câmbio automático e 60% com câmbio manual e a empresa, apesar da queda do
mercado, esta crescendo e espera crescer ainda mais.
SUB
COMPACTO FIAT MOBI
A
novidade da Fiat esta ligada a mobilidade, é o Mobi. Um carro sub compacto,
para pessoas que não podem ter estatura avantajada por causa do espaço nos
bancos dianteiros que não recuam muito, certamente para não apertar os
ocupantes do banco de trás. Um carro que vai atender bem aos jovens que vão se
identificar com o design, com a posição um pouco mais alta de dirigir em
relação aos compactos que estão no mercado e com a conectividade que o carro
apresenta. O Mobi é ótimo para ser um primeiro carro, tem as facilidades de ser
pequeno, cabe em qualquer vaga e é fácil para manobrar em garagens apertadas. Jovens
também são aventureiros e não se apertam muito ou se apertam e não estão nem
aí.
Para o compartimento da mala ganhar mais espaço a tampa do porta-malas é de
vidro temperado com apenas 5 mm de espessura ao invés da tampa de chapa sempre
mais larga. Curiosamente o concorrente direto do Mobi, o Volkswagen UP, foi
lançado lá fora com a tampa do porta-malas de vidro mas a Volks optou por não
colocá-la no modelo brasileiro. Com motor 1.0 L, 75 cv, câmbio mecânico de 5
velocidade, ele é um carro urbano e assim vai atender seu usuário com muita
facilidade na dirigibilidade, economia, o charme do seu design e o preço que
começa em R$31.900. Apesar de ser o menor carro da Fiat, 3,56 m de comprimento,
ele não é o mais barato, tem Palio Fire com 3,82 m, a R$29.160, e Uno com 3,81
m por R$30.010. Em junho estará disponível o sistema que utiliza o próprio
smartfone do proprietário como central multimídia e no ano que vem chega um
novo motor de 3 cilindros para deixar o carro ainda mais moderno.
BAIXA
RENDA SEM VEZ
Os
carros mais baratos do mercado, que apareciam no topo do ranking de vendas,
desceram dando lugar a carros mais caros ou seja quem tem dinheiro continua
comprando e quem não tinha esta com dificuldades até para conseguir
financiamento. Em março o Volks Gol ficou em 8º, Fiat Palio em 10º e Fiat Uno
em 13º. Até pouco tempo esses eram os lideres do mercado.
ESTRELAS
DO RIO BOAT SHOW
Visitei
o Rio Boat Show na Marina da Glória – RJ e fiquei impressionado com o que vi.
Os estaleiros nacionais estão fazendo iates com mais de 60 pés com muita
qualidade. Não faz muito tempo esses estaleiros só produziam até 40, 50 pés mas
agora o nível de produção melhorou muito. Visitei a Schaefer de 830 Fly de 83
pés que é um espetáculo. Lançada em 2013 é a maior do estaleiro de Santa
Catarina, pode ter 4 cabines, leva 23 pessoas e custa US$5,5 milhões. A
Schaefer também destacou seu modelo de 64 pés que custa R$6 milhões. Outro
destaque da mostra foi a Real Top 525 Fly, maior lancha do estaleiro carioca
Real Power Boats. Ela é outro modelo de lancha bem acabada com estilo moderno e
ótima disposição das cabines por menos de R$ 2 milhões. A conceituada marca
Azimut destacou a sua 84 com muito luxo e tecnologia em três pavimentos
inclusive com uma banheira de hidromassagem no fly. Os produtos apresentados e
o próprio Rio Boat Show melhoram a cada ano.