quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Convidadas internacionais do VFX Rio se encontram com frequentadores das Naves do Conhecimento

No Cine Odeon e na Nave de Triagem, orientações sobre efeitos visuais no mundo

As convidadas internacionais do VFX Rio (evento de efeitos visuais), Pam Hogarth e Mikki Rose, vão se encontrar com alunos de cinema e vídeo das Naves do Conhecimento. Nesta quarta-feira, às 16h, no Cine Odeon, na Cinelândia, Pam Hogarth, com mais de 30 anos atuando no mundo dos efeitos visuais, fará uma revisão dos portfólios de cinco desses novos profissionais capacitados nas Naves e que foram selecionados pela Secretaria de Ciência e Tecnologia da Cidade do Rio de Janeiro (SECT), coordenadora do projeto e que dá apoio institucional ao VFX Rio 2015. Antes, às 14h, Pam Hogarth apresenta a palestra “Como Construir uma Carreira Internacional em Efeitos Visuais”.

Na quinta-feira (03/dez), das 10 às 12h, ela e Mikki Rose, outra especialista em efeitos visuais, dão palestra na Nave do Conhecimento de Triagem para 70 novos aprendizes. Mikki Rose vai apresentar filme com o melhor da Computação Gráfica Mundial e Pam Hogarth repetirá sua palestra de como desenvolver uma carreira em VFX. Inscrições abertas pelo site http://capacitacao.navedoconhecimento.org.br/

VFX: A cidade do Rio de Janeiro recebe, nesta quarta-feira, alguns dos mais importantes nomes dos efeitos especiais do mundo do cinema e dos games. Eles vêm para o “VFX Rio”, primeiro evento exclusivamente dedicado a efeitos visuais no país, O VFX Rio (em inglês é a sigla para efeitos visuais desenvolvidos e criados para filmes games, aplicativos e produções para TV) vai reunir profissionais e talentos de peso dos mais renomados estúdios de Hollywood, além das produtoras brasileiras O2 e Conspiração e conta com o apoio institucional da Prefeitura do Rio, através da Secretaria Especial de Ciência e Tecnologia (SECT). O secretário Franklin Coelho fará a abertura do evento.

Entre os convidados do VFX Rio 2015, destacam-se o indicado ao Oscar, Mike Sanders, sênior visual director dos estúdios da empresa de games Activision. Sanders já participou do desenvolvimento de tecnologia para 80 longas, como “Titanic”, “Star Wars”, “Avatar” e “Piratas do Caribe”, pelo qual foi indicado ao Oscar de Desenvolvimento Científico. Outro nome confirmado é Sheldon Stopsack, responsável pelo personagem “Groot”, de “Guardiões da Galáxia”. É dele também a recriação do jovem Arnold Schwarzenegger em “O Exterminador do Futuro – Gênesis”. Atuou ainda nos efeitos visuais de “Harry Potter e o Enigma do Príncipe”, “As Crônicas de Nárnia – O príncipe Caspian”, “007 – Operação Skyfall”, “O Cavaleiro Solitário” e “X-Men: Dias de um Futuro Esquecido”.

A palestrante Pam Hogarth, que irá se encontrar com os profissionais das Naves do Conhecimento, é co-presidente da Comissão de Educação do Visual Effects Society The Conduit (Eidos). Tem mais de 30 anos no mundo dos efeitos visuais. A maior parte de sua carreira tem sido dedicada a orientação profissional, colocação, marketing, publicidade e gerenciamento de produção na área de efeitos visuais. Ela é membro do conselho de administração do Visual Effects Society e foi a primeira vice-presidente mulher eleita duas vezes consecutivas.

A outra palestrante, Mikki Rose, é co-diretora do Siggraph Computer Animation Festival 2015 e será presidente das sessões de produção na SIGGRAPH 2016. Em sua carreira profissional, Mikki já criou cabelo, pele, penas e vegetação em CG como diretora técnica de pele na Blue Sky Stúdios. Recentemente, trabalhou em filmes como “Peanuts the Movie”, “Oz”, “Homens de Preto 3”, “Alice in Wonderland” e “Hotel Transilvânia”. Estudou produção em computação gráfica, ganhando um diploma em Ciência da Computação e Animação Digital da Middle Tennessee State University e um mestrado em artes digitais de produção pela Universidade de Clemson. Antes da Blue Sky Studios, trabalhou na criação de cabelo e tecido para várias produções da Rhythm & Hues Studios e Sony Pictures Imageworks.

Programação VFX RIO 2015 no Cine Odeon (02 de dezembro – quarta-feira)

10h:    Palestra: Desenvolvendo Personagens na Dreamworks e TV Globo.

Palestrante: Lúcia Modesto (supervisora executiva de produção de VFX da TV Globo).

11h:    Palestra: Produzindo VFX no Brasil.

Palestrante: Claudio Peralta (Supervisor de VFX da Conspiração Filmes).

12h:    Palestra: Uma Visão Panorâmica do Futuro das Mídias Audiovisuais.

Palestrante: Luiz Velho (Visual Computing Researcher do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada).

14h:    Palestra: Como Construir uma Carreira Internacional em Efeitos Visuais. Às 16h, encontro com cinco jovens da área de cinema e vídeo selecionados nas Naves do Conhecimento.

Palestrante: Pam Hogarth (Consultora da Eidos e vice-presidente da Comissão de Educação do Visual Effects Society).

15h:    Palestra: Activision Studios: Criando os Novos Call of Duty: Black Ops III e Guitar Hero Live.

Palestrante: Mike Sanders (diretor sênior da Activision Central Studios).

17h:    Palestra: VFX para Grandes Estúdios no Brasil e no Exterior .

Palestrante: Sandro di Segni (supervisor de VFX da O2 Filmes).

18h:    Palestra: Criando Maravilhas Visuais: A arte do VFX para Filmes.

Palestrante: Sheldon Stopsack (supervisor VFX e supervisor da The Moving Picture Company).
20h (Encerramento): Apresentação da Premiére “Eletronic Theater” da Siggraph, por Mikki Rose (Co-diretora Computer Animation Festival Siggraph 2015). Pela primeira vez no Brasil, um levantamento do que de melhor foi produzido no mundo da animação, computação gráfica e VFX recentemente.

Programação na Nave do Conhecimento de Triagem (dia 03/dez – quinta-feira)
10 às 12h: Palestras de Pam Hogarth e Mikki Rose: “Como Construir uma Carreira Internacional em Efeitos Visuais” e sobre o que foi produzido de melhor recentemente no mundo da animação, computação gráfica e VFX.