quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Clínica de Saúde na Praça seca ganha reforma e Academia Carioca

Secretaria de Saúde inaugura reforma do CMS Newton Bethlem na Praça Seca

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) inaugurou ontem, terça-feira (01/12), a reforma do Centro Municipal de Saúde (CMS) Newton Bethlem, na Praça Seca, em Jacarepaguá. A unidade passou por obras de melhorias que contemplaram infraestrutura, instalações elétricas e hidráulicas e uma nova identidade visual para melhor atender à população. As principais mudanças são a climatização, informatização e criação da Academia Carioca.
O CMS Newton Bethlem conta com equipes da Estratégia de Saúde da Família e realiza mais de 24 mil procedimentos por mês. A unidade é referência para moradores da Praça Seca, Vila Valqueire e parte da Taquara, que agora contam com espaço totalmente renovado.

O subprefeito da Barra e Jacarepaguá Alex Costa lembra que as Clínicas são unidades de atendimento básico, que oferecem consultas, exames e acompanhamento. Essas melhorias nas Clínicas existentes e a construção de novas 16 Clínicas da Família vão aumentar a cobertura das famílias que serão atendidas na nossa região da Barra e Jacarepaguá.

A reforma incluiu adaptações para garantir acessibilidade de todos os usuários, com construção de banheiros adaptados para cadeirantes e idosos, construção de rampas, troca de pisos no segundo andar e instalação de sistema de iluminação em LED. Também foram instalados bate macas e novo revestimento em azulejo branco e de piso em granito. Outro ponto importante da obra foi a climatização dos setores de acolhimento e espera, com áreas fechadas com vidros temperados, mantendo a temperatura amena, mesmo em dias de intenso calor. A área externa do CMS Américo Veloso também está de cara nova, contribuindo para um melhor acolhimento dos usuários. Toda a área da unidade foi dedetizada contra formigas e outros insetos.

Cento e sessenta usuários já estão inscritos na Academia Carioca do CMS Newton Bethlem. O programa, que já beneficiou mais de 78 mil pessoas, tem o objetivo de melhorar a qualidade de vida de seus participantes e diminuir suas vulnerabilidades e riscos à saúde, especialmente para os portadores de doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes e hipertensão. Os participantes apresentam resultados positivos como perda de peso e diminuição no uso de medicamentos.