quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Integração de profissionais é alternativa para tratar transtornos causados pela agitação da vida moderna

Comportamentos depressivos, impulsivos e auto destrutivos podem ocorrer em qualquer fase da vida, inclusive na infância e na adolescência
 

Quando falamos em Personalidades adictivas as pessoas prontamente pensam em dependência química, mas este tipo de personalidade se caracteriza pela estrutura psíquica do indivíduo e não pelo uso que ele possa fazer de substâncias. Alcoólicos e adictos não são as únicas vítimas da adicção. Há dezenas de milhares de pessoas que são adictas ao jogo ou ao sexo, trabalham, comem ou gastam compulsivamente e podem nunca ter usado substâncias químicas alteradoras do humor.

"Podemos dizer que Personalidade Adictiva se caracteriza pela inabilidade emocional para lidar com sentimentos e emoções no dia a dia, levando assim ao desconforto biopsicossocial. Os transtornos emocionais decorrentes da Personalidade Adictiva detonam os comportamentos depressivos, impulsivos, auto destrutivos e sabotadores",  afirma a psicóloga Ana Café que coordena uma equipe de profissionais que se uniu para tratar de forma integrada os transtornos emocionais e comportamentais decorrentes do que se entende por Personalidade Adictiva.

O núcleo integrado tem como foco principal a orientação e informação do paciente pois acredita que quanto mais esclarecido maior é a aderência dele ao tratamento e maiores são as possibilidades de recuperação. O núcleo é formado por profissionais especializados no tratamento da dependência química, transtornos alimentares,  dependência emocional, distúrbios de ansiedade e depressão como um todo, não só em adultos, mas também em crianças e adolescentes. O trabalho com crianças e adolescentes se desenvolveu com um grande foco na prevenção e uma forte atuação junto às escolas para a promoção da saúde integral das crianças.

"É um ledo engano achar que as dores decorrentes do adoecimento emocional se manifestam apenas na fase adulta. A dificuldade de lidar com sentimentos e emoções, o isolamento emocional, a vergonha e o desespero vão tomando forma na criança e hoje cada vez mais na forma como nossa sociedade vem empurrando nossos jovens para o adoecimento", destaca a especialista.

O Núcleo integrado trabalha o atendimento dos pacientes por meio de psicoterapias individuais e também por meio de psicoterapias de grupo que reúnem pacientes com o mesmo tipo de diagnóstico.

"Para esse trabalho em grupo é importante que todos os integrantes sejam reunidos em torno de um interesse comum; pois no grupo o todo é maior que a soma de todas as partes, e o processo de identificação é fundamental para uma interação afetiva e estabelecimento de vínculos que irão favorecer o processo de recuperação". afirma.

O Núcleo Integrado oferece workshops, cursos, treinamentos e consultoria em empresas. E entre os tratamentos oferecidos estão: 

- distúrbios de ansiedade e depressão
- Dependências emocionais
- Dependência Química (Hospital Dia)
- Tabagismo
- Crianças com dificuldade de limites e socialização
- Adolescentes
- Orientação profissional
- Obesidade - com atendimento pré e pós Cirurgia Bariátrica

- Transtorno Alimentar

Ao chegar ao núcleo cada paciente passa por uma avaliação psicológica e conforme a demanda de acompanhamento médico psiquiátrico e psicológico, ele é encaminhado para a psicoterapia individual ou para a psicoterapia de grupo.

"Como trabalhamos com equipe multiprofissional para atender esta demanda contamos com psicólogos, psiquiatras, neurologista, terapeuta ocupacional e conselheiros em dependência química", conclui Ana Café.

Núcleo Integrado da Barra
Endereço – Avenida das Américas, 3200 sala 111 – Barra da Tijuca Rio de Janeiro
Tel.: (21) 3553-6442 / 3217-1298