segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Correspondentes internacionais participam do III ProCap Barra

         Jornalistas fizeram uma imersão na região em programação intensa

 
No início desse mês, dez correspondentes estrangeiros participaram do III ProCap Barra, Recreio e Vargens – programa de capacitação focado em agentes de viagens, operadores e imprensa para apresentação dos diferenciais de receptivo turístico da Barra e arredores, região que mais cresce na cidade.


Neste período, os jornalistas ficaram hospedados no Hotel Hilton Barra e conheceram os principais pontos turísticos da região, como o Parque Olímpico, Museu da Seleção Brasileira, Casa do Pontal, Sítio Burle Marx, Fazenda Maxicana, onde puderam degustar diferentes cachaças e acompanhar sua fabricação, seguido de por do sol no Restaurante Point Grumari.

Conheceram ainda o espaço Mulheres de Pedra, grupo de economia solidária de Pedra de Guaratiba.  Os convidados realizaram um voo panorâmico de helicóptero, promovido pela empresa WV Offshore, onde puderam visualizar a região por um novo ângulo e também um passeio pela Lagoa de Marapendi com a Ecobalsas.

Um dos correspondentes, o norte-americano Harold Emert, disse desconhecer a existência de um teatro na Barra da Tijuca e se surpreendeu com o espaço oferecido pelo Teatro Bradesco, que ofereceu a eles o espetáculo com o ilusionista Luis de Matos, seguido de jantar no Ristorante Gabbiano.

Participaram de uma trilha no Parque Estadual da Prainha com a Rio Ecoesporte e uma visita à Ecovila do Sino, com oficina de arte, onde desfrutaram de um ‘Chá com Arte’, no La Campana.

O roteiro também contou com outras opções gastronômicas, como os restaurantes Quinta e Skunna, onde a imprensa pode desfrutar de pratos com frutos do mar, especialidade das duas casas, e a Maison VG, em que se deliciaram com uma mesa de sobremesas preparada especialmente para os convidados da ABIH-RJ.

Todos os correspondentes foram unânimes em afirmar que passaram a enxergar a Barra de uma nova maneira. “Agora, minha imagem sobre a Barra será muito diferente. Conheci lugares que nunca pensei em conhecer e me surpreendi com a quantidade de opções que a região oferece”, disse Mery Galanternick, colaboradora do ‘OTR Global’, dos Estados Unidos.

O sueco Lars Henrik Jönsson declarou que tudo que conheceu no roteiro pela Barra servirá como base para suas futuras matérias. “Aprendi muita coisa durante esses dias e, certamente, vou usar essa experiência nas matérias que irei produzir sobre as Olimpíadas”, afirma Lars Henrik Jönsson, da Suécia.

O ProCap Barra é promovido pela ABIH-RJ e conta com o apoio do Rio CVB. O objetivo principal é promover a região, não só como novo destino turístico do Rio de Janeiro, mas cooperar na captação de eventos que acompanhem o incremento da oferta da rede hoteleira na região.