Neste
período, os jornalistas ficaram hospedados no Hotel Hilton Barra e conheceram
os principais pontos turísticos da região, como o Parque Olímpico, Museu da
Seleção Brasileira, Casa do Pontal, Sítio Burle Marx, Fazenda Maxicana, onde
puderam degustar diferentes cachaças e acompanhar sua fabricação, seguido de
por do sol no Restaurante Point Grumari.
Conheceram
ainda o espaço Mulheres de Pedra, grupo de
economia solidária de Pedra de Guaratiba. Os convidados realizaram
um voo panorâmico de helicóptero, promovido pela empresa WV Offshore, onde
puderam visualizar a região por um novo ângulo e também um passeio pela Lagoa
de Marapendi com a Ecobalsas.
Um dos
correspondentes, o norte-americano Harold Emert, disse desconhecer a existência
de um teatro na Barra da Tijuca e se surpreendeu com o espaço oferecido pelo
Teatro Bradesco, que ofereceu a eles o espetáculo com o ilusionista Luis de
Matos, seguido de jantar no Ristorante Gabbiano.
Participaram
de uma trilha no Parque Estadual da Prainha com a Rio Ecoesporte e uma visita à
Ecovila do Sino, com oficina de arte, onde desfrutaram de um ‘Chá com Arte’, no
La Campana.
O roteiro
também contou com outras opções gastronômicas, como os restaurantes Quinta e
Skunna, onde a imprensa pode desfrutar de pratos com frutos do mar,
especialidade das duas casas, e a Maison VG, em que se deliciaram com uma mesa
de sobremesas preparada especialmente para os convidados da ABIH-RJ.
Todos os correspondentes foram
unânimes em afirmar que passaram a enxergar a Barra de uma nova maneira.
“Agora, minha imagem sobre a Barra será muito diferente. Conheci lugares que
nunca pensei em conhecer e me surpreendi com a quantidade de opções que a
região oferece”, disse Mery Galanternick, colaboradora do ‘OTR Global’, dos
Estados Unidos.
O sueco Lars Henrik Jönsson declarou
que tudo que conheceu no roteiro pela Barra servirá como base para suas futuras
matérias. “Aprendi muita coisa durante esses dias e, certamente, vou usar essa
experiência nas matérias que irei produzir sobre as Olimpíadas”, afirma Lars
Henrik Jönsson, da Suécia.
O ProCap Barra é promovido pela
ABIH-RJ e conta com o apoio do Rio CVB. O objetivo principal é promover a
região, não só como novo destino turístico do Rio de Janeiro, mas cooperar na
captação de eventos que acompanhem o incremento da oferta da rede hoteleira na
região.