O maior festival de música e entretenimento do mundo, o Rock in Rio, também é reconhecido como um influente agente econômico, movimentando de forma significativa o mercado nacional. Prova disso é a enorme gama de produtos licenciados com a marca do evento. Para esta edição, que acontece em setembro, na Cidade do Rock, no Rio de Janeiro, serão 643 itens com a marca Rock in Rio, divididos em 76 categorias — um recorde em relação a edição anterior, quando o festival atingiu a marca de 600 produtos. Os produtos oficiais vão de peças de vestuário a artigos de higiene, alimentação, beleza, automóveis.
Para este ano, a expectativa é que se atinja, com a venda dos produtos licenciados, um impacto econômico de mais de R$ 2 bilhões na economia. Entre as marcas que compõem esta grande variedade de produtos estão Almofadinha, Bacardi, Bley & Brollo, Blih! by Le Modiste, Boneleska, Carioquez, Casa da Moeda, Castelão, Chilli Beans, Colgate, Correios, Crown, Damai by Le Modiste, Dimona, Ellus, Hebara, Hotel Urbano, Ímãs do Brasil, Leader, Lisht, Los Paleteros, Ludurana, Maptec, Mexbras, Midea Carrier, Neoplas, Niely, Olla, Oxford, Paco Rabanne, Pepsi, Rafti, Taco, Trippy, Volkswagen e Wöllner.
Para Rodolfo Medina, vice-presidente de marketing e comercial do Rock in Rio, "apesar do cenário econômico do país não ser o mais favorável, estamos superando as expectativas em relação a edição de 2013. Isso reforça o poder agregador que o festival traz. As empresas que associam seus produtos a uma marca aspiracional e de grande impacto no consumidor final, como o Rock in Rio, usufruem de um grande poder de comunicação na mídia e participam de uma história de sucesso de licenciamento e de grande potencial de faturamento".
Panorama geral do licenciamento no Rock in Rio
Até o momento, 42 empresas já associaram suas marcas à edição 2015 do Rock in Rio, que tem um público fiel composto por fãs absolutos que se identificam com o espírito do festival e que não abrem mão de viver a experiência como um todo.
De acordo com Rodolfo Medina, os patrocinadores da edição de 2015 têm em mãos uma ferramenta poderosa para se aproximar de seu público e incrementar vendas de seus produtos e serviços. "Até o momento, já são 42 empresas licenciadas que disponibilizarão ao público 643 produtos, divididos em 76 categorias. Temos produtos para todos os tipos de público e gostos. Ninguém está de fora", afirmou Rodolfo