Fotos: Beth Santos
- É mais um caminho que se abre nesta fantástica
paisagem carioca. Também estamos falando de uma intervenção que, além de
integrar a cidade, vai melhorar muito o fluxo de carros entre Zona Sul Sul e
Barra. É uma obra olímpica que servirá não apenas aos 15 dias de evento, mas
aos cariocas que se deslocam diariamente por essa cidade e enfrentam todo o
tipo de desconforto no trânsito. Os trabalhos estão no prazo e, no próximo ano,
serão entregues à população - disse Paes.

O subprefeito Alex Costa destaca que a duplicação do Elevado do Joá aumenta a capacidade de tráfego entre Zona Sul e a Barra em 35%.
- Esse era um antigo pleito dos moradores. Só quem faz
esse caminho diariamente sabe da importância de melhorar o fluxo para veículos,
sem falar na vista fantástica que a ciclovia vai proporcionar, ligando o Leme
ao Pontal, para quem gosta de pedalar – resumiu Alex.
As escavações geraram cerca de 16.720 m² de rocha, o
equivalente a sete piscinas olímpicas. Este material será britado e
reaproveitado na própria obra, em caráter sustentável.
O novo túnel será iluminado com a instalação de 120
lâmpadas de LED, com zona de amortecimento, atendendo às normas vigentes.
Iniciadas em junho de 2014, as obras do Novo Joá
atingem, nesta semana, o marco de 55% de conclusão. As intervenções vão
possibilitar o aumento de 35% da capacidade de tráfego entre Zona Sul e Barra
da Tijuca. O projeto inclui ainda duas novas faixas de rolamento a partir de
São Conrado, por aproximadamente 5 km, sentido Zona Oeste. O investimento total
é de R$ 457,9 milhões. As obras serão entregues no primeiro semestre de 2016.
- Fizemos a junção do Túnel do Pepino e, no final de
julho, faremos a do Túnel do Joá, que já está sendo perfurado. Também
damos prosseguimento à construção do viaduto e da nova ponte da Joatinga, que
chegará à Avenida Ministro Ivan Lins, na Barra. São obras que, além de serem um
presente para a população do Rio, representam a retaguarda de uma grande
intervenção que o Governo do Estado vem realizando na região, que é a Linha 4
do Metrô - disse o secretário municipal de Obras, Alexandre Pinto.
Planejadas para a reversibilidade do trânsito e
atendendo à crescente demanda de fluxo, principalmente nas horas de pico, as
obras do Novo Joá são um antigo pleito da população e estão previstas nos
Planos de Políticas Públicas para o Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.
A ampliação da capacidade viária para escoar o tráfego
na Autoestrada Lagoa-Barra contará também com o novo Túnel do Joá, que está
sendo escavado paralelo ao túnel existente. Com 430 metros de extensão, é considerada
a etapa mais esperada da obra e terá a perfuração concluída ainda neste
semestre, finalizando a etapa de detonações e as interdições ao tráfego durante
o dia.
Ao todo, serão 1,7 km de vias alargadas e 1.550 metros
de viadutos/elevado/ponte construídos. No projeto está prevista a construção de
dois novos túneis, um novo elevado, um viaduto e uma ponte, além do alargamento
de vias e a implantação de equipamentos urbanos.
Outro destaque é a construção de uma ciclovia contígua
às faixas do elevado atual, ao lado do mar, privilegiando a vista e
valorizando, ainda mais, o trajeto entre os bairros para os ciclistas. Com
3.100 metros de extensão e 2,20 metros de largura, a nova ciclovia possui
grande potencial de se transformar em um atraente ponto turístico, além de
contribuir para a ampliação da malha cicloviária da cidade.