terça-feira, 16 de junho de 2015

Concluida a perfuração do Túnel de São Conrado

O prefeito Eduardo Paes, acompanhado de secretários e assessores e do subprefeito da Barra e Jacarepaguá Alex Costa participou, na manhã deste domingo (14/06), da última detonação do Túnel de São Conrado, que possibilitou a união dos dois lados da travessia e a conclusão de importante etapa das obras de ampliação da capacidade viária do Elevado do Joá. Além do novo túnel, com 220 metros de extensão, as obras incluem um novo elevado, um viaduto, uma ponte e a escavação de outro túnel paralelo ao do Joá, que terá 430 metros. Também está sendo construída uma ciclovia, com 3.100 metros, junto às pistas do elevado atual. As intervenções vão melhorar o trânsito entre a Zona Sul e a Barra da Tijuca, dois importantes locais de competições dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.
                                                                                                            Fotos: Beth Santos
                                 


- É mais um caminho que se abre nesta fantástica paisagem carioca. Também estamos falando de uma intervenção que, além de integrar a cidade, vai melhorar muito o fluxo de carros entre Zona Sul Sul e Barra. É uma obra olímpica que servirá não apenas aos 15 dias de evento, mas aos cariocas que se deslocam diariamente por essa cidade e enfrentam todo o tipo de desconforto no trânsito. Os trabalhos estão no prazo e, no próximo ano, serão entregues à população - disse Paes.

A abertura do túnel é a segunda frente de trabalho a ser finalizada (a primeira foi o viaduto de São Conrado). A perfuração teve início em fevereiro deste ano e consumiu um total de 43 toneladas de explosivos, detonados diariamente em dois horários (14h e 21h30). A partir de agora, os serviços estarão concentrados no acabamento do túnel.

O subprefeito Alex Costa destaca que  a duplicação do Elevado do Joá aumenta a capacidade de tráfego entre Zona Sul e a Barra em 35%.

- Esse era um antigo pleito dos moradores. Só quem faz esse caminho diariamente sabe da importância de melhorar o fluxo para veículos, sem falar na vista fantástica que a ciclovia vai proporcionar, ligando o Leme ao Pontal, para quem gosta de pedalar – resumiu Alex.

As escavações geraram cerca de 16.720 m² de rocha, o equivalente a sete piscinas olímpicas. Este material será britado e reaproveitado na própria obra, em caráter sustentável.

O novo túnel será iluminado com a instalação de 120 lâmpadas de LED, com zona de amortecimento, atendendo às normas vigentes.


 Iniciadas em junho de 2014, as obras do Novo Joá atingem, nesta semana, o marco de 55% de conclusão. As intervenções vão possibilitar o aumento de 35% da capacidade de tráfego entre Zona Sul e Barra da Tijuca. O projeto inclui ainda duas novas faixas de rolamento a partir de São Conrado, por aproximadamente 5 km, sentido Zona Oeste. O investimento total é de R$ 457,9 milhões. As obras serão entregues no primeiro semestre de 2016.

- Fizemos a junção do Túnel do Pepino e, no final de julho, faremos a do  Túnel do Joá, que já está sendo perfurado. Também damos prosseguimento à construção do viaduto e da nova ponte da Joatinga, que chegará à Avenida Ministro Ivan Lins, na Barra. São obras que, além de serem um presente para a população do Rio, representam a retaguarda de uma grande intervenção que o Governo do Estado vem realizando na região, que é a Linha 4 do Metrô - disse o secretário municipal de Obras, Alexandre Pinto.

Planejadas para a reversibilidade do trânsito e atendendo à crescente demanda de fluxo, principalmente nas horas de pico, as obras do Novo Joá são um antigo pleito da população e estão previstas nos Planos de Políticas Públicas para o Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

A ampliação da capacidade viária para escoar o tráfego na Autoestrada Lagoa-Barra contará também com o novo Túnel do Joá, que está sendo escavado paralelo ao túnel existente. Com 430 metros de extensão, é considerada a etapa mais esperada da obra e terá a perfuração concluída ainda neste semestre, finalizando a etapa de detonações e as interdições ao tráfego durante o dia.

Ao todo, serão 1,7 km de vias alargadas e 1.550 metros de viadutos/elevado/ponte construídos. No projeto está prevista a construção de dois novos túneis, um novo elevado, um viaduto e uma ponte, além do alargamento de vias e a implantação de equipamentos urbanos.

Outro destaque é a construção de uma ciclovia contígua às faixas do elevado atual, ao lado do mar, privilegiando a vista e valorizando, ainda mais, o trajeto entre os bairros para os ciclistas. Com 3.100 metros de extensão e 2,20 metros de largura, a nova ciclovia possui grande potencial de se transformar em um atraente ponto turístico, além de contribuir para a ampliação da malha cicloviária da cidade.