quinta-feira, 6 de novembro de 2014

BRT Transoeste recebe biarticulado a partir de segunda-feira

O veículo pode transportar até 270 passageiros e vai atender o serviço Mato Alto/Alvorada)

 
A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Transportes e do Consórcio BRT, informa que, a partir da segunda-feira (10/11), BRT Transoeste já terá em operação o ônibus biarticulado para até 270 passageiros. O veículo entra no atendimento ao serviço Mato Alto/Terminal Alvorada. Até dezembro mais 12 veículos articulados entram em operação no sistema BRT, que já transporta 400 mil passageiros dia. Nove deles vão atender ao Transoeste e três serão integrados à frota do Transcarioca.

No BRT Transcarioca, a novidade é o serviço Alvorada-Galeão (Semi-Direto), que passa a fazer parada na Estação Fundão, no sábado 08/11. Com isso, os ônibus que saem do Terminal Alvorada com destino ao Aeroporto do Galeão, fazem integração com o metrô em Vicente de Carvalho, com os trens da Supervia em Madureira (Manaceia) e com o Terminal do Fundão. Os intervalos serão de 20 minutos.

Ao longo desta semana, também entra em circulação a linha 565 (Tanque-Gávea), em substituição às linhas 465 e 765, ambas com destino à Gávea. As duas sairão de circulação no sábado, dia 8 de novembro.

SOBRE OS BRTS

Primeiro BRT da cidade, o Transoeste liga a Barra da Tijuca a Santa Cruz e Campo Grande, transportando 184 mil passageiros por dia. Totalmente segregado do tráfego geral, composto por linhas expressas e paradoras, o corredor tem 52 quilômetros de extensão e 55 estações, incluindo os terminais Alvorada e Campo Grande e o ponto terminal em Santa Cruz.
 
 
O Transcarioca, que liga a Barra da Tijuca à Ilha do Governador (Aeroporto do Galeão) e é o primeiro corredor de alta capacidade no sentido transversal da cidade, já transporta 216 mil passageiros dia. O tempo de viagem por ônibus no trecho teve uma redução de 60%. São 39 quilômetros de extensão, com 10 viadutos (sendo um estaiado), nove pontes (duas estaiadas), três mergulhões, 47 estações e cinco terminais, passando por 27 bairros como Curicica, Taquara, Tanque, Praça Seca, Campinho, Madureira, Vaz Lobo, Vicente de Carvalho, Vila da Penha, Penha, Olaria e e                                                                                                                      Ramos.