quarta-feira, 14 de maio de 2014

Subprefeito faz vistoria às obras da Transcarioca

O subprefeito da Barra e Jacarepaguá, Alex Costa, e os coordenadores da Cet-Rio da Barra, João Machado, e de Jacarepaguá, Claudio Gomes, fizeram na tarde desta segunda-feira (12/05) mais uma vistoria às obras do BRT Transcarioca.


 
O subprefeito Alex Costa examina os detalhes finais da passarela em frente ao Via Parque

- O objetivo é passar um olhar atento a todos os detalhes, para que tudo esteja em ordem para a inauguração marcada para o dia 1º de junho – explica Alex Costa.

Os engenheiros de trânsito e o subprefeito percorreram todo o trecho da Barra até a Praça Seca atentos à qualidade e limpeza da pista do corredor exclusivo dos ônibus e também à questão das placas de sinalização, aos cruzamentos, ao tempo de sinais desses cruzamentos e à colocação de radares.

Em todos os cruzamentos haverá equipamentos eletrônicos de fiscalização que captam quatro tipos de infração ao Código de Trânsito Brasileiro: avanço de sinal, excesso de velocidade, conversões irregulares à esquerda e ainda a passagem de caminhões fora do horário permitido. No trajeto do BRT, que passa pelas Avenidas Ayrton Senna, Abelardo Bueno, Pedro Correia, Estrada dos Bandeirantes, Avenida Nelson Cardoso e Avenida Cândido Benício será proibida a circulação de caminhões no horário de 6h às 10h e das 16h às 22 horas.

Os ônibus do BRT começam a circular pelo corredor expresso a partir desta semana. O BRT Transcarioca começa a transportar passageiros em junho. Ele liga o Terminal Alvorada, na Barra da Tijuca, ao Aeroporto Internacional Tom Jobim. São 39 quilômetros e 45 estações que vão se integrar a terminais rodoviários, linhas de metrô e trens, ao longo das zonas Norte e Oeste.

Durante o período da Copa do Mundo estarão em funcionamento quatro estações: Terminal Alvorada, Vicente de Carvalho (interligando com a estação do Metrô) e os Terminais 1 e 2 do Aeroporto. Assim como aconteceu com o BRT Transoeste, a operação acontecerá por etapas, porque a implantação de todo o sistema é complexo. O usuário terá que se acostumar a uma série de mudanças e os itinerários de dezenas de linhas de ônibus atualmente existente serão alterados ou eliminados. A previsão é que todo o trecho esteja em operação até o fim do ano, transportando cerca de 320 mil passageiros por dia.