O subprefeito Alex Costa examina os detalhes finais da passarela em frente ao Via Parque |
- O objetivo é passar um olhar atento a todos os
detalhes, para que tudo esteja em ordem para a inauguração marcada para o dia
1º de junho – explica Alex Costa.
Os engenheiros de trânsito e o subprefeito percorreram
todo o trecho da Barra até a Praça Seca atentos à qualidade e limpeza da pista
do corredor exclusivo dos ônibus e também à questão das placas de sinalização,
aos cruzamentos, ao tempo de sinais desses cruzamentos e à colocação de
radares.
Em todos os cruzamentos haverá equipamentos
eletrônicos de fiscalização que captam quatro tipos de infração ao Código de
Trânsito Brasileiro: avanço de sinal, excesso de velocidade, conversões
irregulares à esquerda e ainda a passagem de caminhões fora do horário
permitido. No trajeto do BRT, que passa pelas Avenidas Ayrton Senna, Abelardo
Bueno, Pedro Correia, Estrada dos Bandeirantes, Avenida Nelson Cardoso e
Avenida Cândido Benício será proibida a circulação de caminhões no horário de
6h às 10h e das 16h às 22 horas.
Os ônibus do BRT começam a circular pelo corredor
expresso a partir desta semana. O BRT Transcarioca começa a transportar
passageiros em junho. Ele liga o Terminal Alvorada, na Barra da Tijuca, ao
Aeroporto Internacional Tom Jobim. São 39 quilômetros e 45 estações que vão se
integrar a terminais rodoviários, linhas de metrô e trens, ao longo das zonas
Norte e Oeste.
Durante o período da Copa do Mundo estarão em
funcionamento quatro estações: Terminal Alvorada, Vicente de Carvalho
(interligando com a estação do Metrô) e os Terminais 1 e 2 do Aeroporto. Assim
como aconteceu com o BRT Transoeste, a operação acontecerá por etapas, porque a
implantação de todo o sistema é complexo. O usuário terá que se acostumar a uma
série de mudanças e os itinerários de dezenas de linhas de ônibus atualmente
existente serão alterados ou eliminados. A previsão é que todo o trecho esteja
em operação até o fim do ano, transportando cerca de 320 mil passageiros por
dia.