sexta-feira, 9 de maio de 2014

Saúde promove dia extra de vacinação contra a gripe neste sábado


No último feriado de 1º de maio, foram vacinadas 330 pessoas na orla de lazer do Recreio
Neste sábado, dia 10 de maio, a Secretaria Municipal de Saúde vai abrir todas as unidades de Atenção Primária para a vacinação contra a gripe. Além dos postos de saúde, haverá vacinação, em postos volantes. O horário de vacinação nos postos de saúde é das 8h às 17h e nos postos volantes, das 8h às 16h.
Confira onde ficarão os postos volantes:

1) Curicica (Supermercado Mundial), Center Shopping (Tanque), Freguesia (Supemercado Mundial), Igreja São Francisco de Paula (Barra)Condomínio Rio 2
Praça Jauru (Taquara), Comunidade dos Teixeiras (Santa Maria),Vargem Grande - Estrada dos Bandeirantes, 15072 (Mercado Sachinho), Praça da Taquara Comunidade Nova Esperança (Gardênia), Vargem Grande - Estrada dos Bandeirantes, 15072 (Mercado Sachinho) - (9 às 13h)

Os PVs externos funcionarão de 9 às 16h, e vacinarão apenas maiores de 60 anos, gestantes, puérperas (mulheres no período de 45 dias após o parto, doentes crônicos e profissionais de Saúde. Crianças devem ser vacinadas apenas nos postos de saúde.

Devem ser vacinadas crianças de seis meses a quatro anos. As crianças precisarão tomar duas doses da vacina, sendo a segunda administrada nos postos de saúde 30 dias após a primeira.

A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no inverno passado (H1N1; H3N2 e influenza B), como recomenda a Organização Mundial da Saúde (OMS).  A vacina é segura e é a melhor forma de evitar doenças graves, internações ou mesmo óbitos por complicações associadas à gripe. Estudos demonstram que a imunização pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza. O imunizante, produzido pelo Instituto Butantan e pela Sanoti Pasteur, é constituído por vírus inativados, por isso não causa a doença. Mas pessoas febris, portadores de doenças neurológicas, com história de alergia grave relacionada a ovo e reação a doses anteriores devem consultar um médico antes de tomar a vacina.