A plataforma consumidor.gov.br
representa uma solução alternativa de conflitos de consumo, por meio da
internet, e será estendida até o mês de julho a outros órgãos de defesa do
consumidor no Brasil.
Esse tipo de serviço permite
a interlocução direta entre consumidores e empresas para resolver problemas de
consumo, além de fornecer ao governo informações essenciais para a elaboração e
implementação de políticas públicas de proteção e defesa do consumidor.
Os consumidores cariocas poderão também acessar o novo serviço pelo endereço www.rio.rj.gov.br/web/proconcarioca
. O Procon Carioca já desenvolve há dois anos um modelo de atendimento
eletrônico, em parceria com a Central 1746 da Prefeitura do Rio.
O “Procon Carioca nos Bairros”,
serviço itinerante realizado em uma van por técnicos e advogados da Secretaria
Municipal de Defesa do Consumidor, estará na próxima sexta-feira, dia 16 de
maio, das 10h às 16h, na Praça Professora Camisão, na Estrada do Gabinal, s/n,
no Largo da Freguesia, em Jacarepaguá.
Os
consumidores interessados em registrar reclamações ou receber orientações devem
levar cópia dos documentos pessoais e dos comprovantes de compra do
produto ou do serviço contratado, como boletos e notas fiscais.
Durante
o atendimento, as queixas são encaminhadas diretamente às empresas, que têm um
prazo de dez dias para solucionar as questões.
A ação
do “Procon Carioca nos Bairros” é financiada com recursos do Fundo Municipal de
Proteção e Defesa do Consumidor.