sexta-feira, 9 de maio de 2014

Governo Federal escolhe Procon Carioca para iniciar atendimento online

A Senacon - Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça - iniciou, nesta quarta-feira (07/05), pela cidade do Rio de Janeiro, a implantação do projeto piloto de um novo serviço de utilidade pública através da internet, em parceria com empresas.

A plataforma consumidor.gov.br representa uma solução alternativa de conflitos de consumo, por meio da internet, e será estendida até o mês de julho a outros órgãos de defesa do consumidor no Brasil.

Esse tipo de serviço permite a interlocução direta entre consumidores e empresas para resolver problemas de consumo, além de fornecer ao governo informações essenciais para a elaboração e implementação de políticas públicas de proteção e defesa do consumidor.

Os consumidores cariocas poderão também acessar o novo serviço pelo endereço www.rio.rj.gov.br/web/proconcarioca . O Procon Carioca já desenvolve há dois anos um modelo de atendimento eletrônico, em parceria com a Central 1746 da Prefeitura do Rio.

     Procon Carioca Itinerante atenderá consumidores na Freguesia dia 16 de maio

O “Procon Carioca nos Bairros”, serviço itinerante realizado em uma van por técnicos e advogados da Secretaria Municipal de Defesa do Consumidor, estará na próxima sexta-feira, dia 16 de maio, das 10h às 16h, na Praça Professora Camisão, na Estrada do Gabinal, s/n, no Largo da Freguesia, em Jacarepaguá.

Os consumidores interessados em registrar reclamações ou receber orientações devem levar  cópia dos documentos pessoais e dos comprovantes de compra do produto ou do serviço contratado, como boletos e notas fiscais.

Durante o atendimento, as queixas são encaminhadas diretamente às empresas, que têm um prazo de dez dias para solucionar as questões.

A ação do “Procon Carioca nos Bairros” é financiada com recursos do Fundo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor.