Fotos:
J.P. Engelbrecht
A partir do estudo da
Fundação COPPETEC, encomendado pela Prefeitura do Rio, sobre a integridade
estrutural do elevado, verificou-se que a solução definitiva era a
transferência dos apoios dos dentes para as novas bases em construção. As
intervenções para reforçar a estrutura do viaduto e retirar a carga dos dentes
de Gerber tiveram início após a contratação emergencial da obra.
Para esse reforço, foram
instaladas 128 novas vigas metálicas em cada tabuleiro, reforçando os pórticos
já reformados. Assim, os dentes perderam a função estrutural, já que o peso do
viaduto foi transferido para essas vigas. O corpo técnico da Coordenadoria
Geral de Projetos (CGP) fiscalizou todo o serviço.
Durante as obras, por
recomendação da COPPETEC, foi vetada a circulação de caminhões de carga
no elevado e estabelecida a redução da velocidade máxima permitida na via, que
passou de 80 km/h para 60 km/h. Na época, também foram instaladas sinalizações
preventivas e barreiras nos dois sentidos, para melhorar a segurança dos
usuários da via, bem como dos trabalhadores locais.
A obra estrutural
Técnicos trabalharam
inicialmente no tabuleiro inferior (sentido Barra da Tijuca/São Conrado) da
travessia. As 128 vigas metálicas lançadas, apoiadas em macacos hidráulicos e
em estruturas de concreto armado, chamadas consoles, eliminaram a carga dos
dentes, garantindo a estabilidade da estrutura. Para reforço da pista inferior,
foram projetadas e lançadas 64 vigas, assim como no tabuleiro superior do
Elevado do Joá. Essas vigas metálicas possibilitaram a redistribuição da carga,
eliminando a incidência do peso da estrutura sobre os dentes. Para tanto,
também foi necessário o desenvolvimento de projeto diferenciado, cujo objetivo
foi o de preservar o gabarito entre os tabuleiros (mantido em quatro metros),
ou seja, conservando a mesma altura permitida durante o período desta
intervenção.
Para ampliar a segurança dos
usuários, a pista inferior de ambos os túneis recebeu ainda barreiras de
concreto do tipo "New Jersey". O local também está com placas
próprias de revestimento que foram tratadas com tinta antipichação, na cor
branca. Nesse caso, o intuito foi potencializar a claridade no interior dos
túneis. Além disto, a iluminação local também foi toda revitalizada.
A Secretaria de Conservação e Serviços Públicos realizou recapeamento, fresagem
e sinalização horizontal na pista inferior do Elevado do Joá, no sentido Barra
da Tijuca a São Conrado. Equipes da Coordenadoria Geral de Conservação (CGC)
executaram os trabalhos numa extensão de 2km, atendendo uma área de 16 mil
metros quadrados, com utilização de 2.100 toneladas de massa asfáltica.