quarta-feira, 13 de novembro de 2013

58% dos brasileiros nunca praticaram exercícios, aponta pesquisa

Enviado por Marcelo Galvão em 11-11-13



 Segundo professor de Educação Física, uma simples caminhada
de 30 minutos é suficiente para sair do sedentarismo. O estudo realizado em 70 cidades, aponta diversos fatores para a falta de prática de exercícios pelos brasileiros.

Falta de tempo, de dinheiro ou de disposição são algumas das justificativas dos 58% dos brasileiros que afirmam não praticar exercícios físicos regularmente. A pesquisa, encomendada pelo Serviço Social do Comércio (Sesc), conclui que mais da metade da população é sedentária. O número é assustador, segundo o professor de Educação Física, Marcelo Galvão.


 
 
  
Na avaliação do profissional, uma simples caminhada de 30 minutos, por exemplo, é capaz de deixar a pessoa fora do sedentarismo. “Atitudes como não utilizar o carro para se locomover em lugares curtos, dar preferência às escadas do que o elevador ou caminhar até o serviço fazem toda a diferença. O importante é praticar 30 minutos de atividades físicas diárias, e estes não precisam ser cumpridos de uma só vez, pois a soma delas durante o dia já é suficiente”, afirma Marcelo.
 
Entre os outros fatores que contribuem para o aumento do sedentarismo no país está o fato de muitas pessoas associarem a academia apenas como um centro promotor de estética e não de saúde, segundo o professor. Além disso, a falta de prática de exercícios pode provocar vários problemas como diabetes, síndrome metabólica, insuficiência renal, cardiopatias, AVC e outros. “Isso vai depender também do diagnóstico físico do aluno como predisposição genética, sexo, alimentação, tabagismo, uso de drogas, bebida alcóolica, nível de stress e etc”, explica.
 
A pesquisa do Sesc ainda aponta que as mulheres são mais sedentárias do que os homens. Eles usam mais a malhação para melhorar a aparência, segundo a entidade. Para o professor Marcelo, há dois possíveis fatores para este resultado. “As mulheres são mais baseadas na emoção do que os homens, por isso, tendem a praticar exercícios mais pela questão da beleza do corpo do que pela questão da saúde, e o segundo motivo é a antiga cultura que cabem a elas cuidar do lar, sobrando pouco tempo para a prática de exercícios”, ressalta o profissional.
 
Marcelo Galvão  é Professor de Educação Física e gerente da Unique ParkShopping - SP