No último
dia 27 de maio foi aberto o primeiro posto de atendimento presencial da
Transolímpica. O posto está funcionando no canteiro de obras na Av. Salvador
Allende, em Curicica, próximo à Estrada dos Bandeirantes.
Além do
atendimento presencial, a central de atendimento telefônico também já está
disponível à população. Será possível trocar informações com a equipe
pelo 0800 730 0732 ou pelo e-mail atendimento@transolimpica.com.
Uma das
principais obras de mobilidade urbana da cidade do Rio de Janeiro, a
Transolímpica vai interligar as maiores instalações dos Jogos Olímpicos de
2016, como a Vila dos Atletas e o Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, e o
Parque Radical do Rio, em Deodoro. O investimento vai custar R$ 1,55 bilhão,
dividido entre Prefeitura e Concessionária Transolímpica. A conclusão da obra está
prevista para o primeiro semestre de 2016.
O projeto
segue a mesma proposta do Transcarioca & Você, que já conta com seis
pontos de atendimento ao público, dois deles na área da Subprefeitura da Barra
e Jacarepaguá: Praça Seca e Taquara.
Esta
semana, o subprefeito da Barra e Jacarepaguá Tiago Mohamed visitou os dois
postos da Transcarioca e & você e conversou com moradores da região.
- Essa é
uma iniciativa da Prefeitura para estar mais perto da população e para
esclarecer dúvidas sobre as obras e o trânsito. Nossa ideia é estar mais próximo do cidadão, garantindo seus
direitos e mostrando a importância do nosso projeto – explicou o Tiago, pedindo que a equipe de atendimento tenha
informações também sobre o transporte, além dos mapas com o traçado da obra.
O posto da
Taquara está instalado em frente à
Escola Municipal Barão da Taquara. Na ocasião, a diretora da Escola, Rosa Maria
Coelho, elogiou a iniciativa destacando que o vídeo apresentado no posto é
bastante elucidativo.
O
comerciante da Taquara, Paulinho do Restaurante Cara Pintada, também elogiou a
iniciativa.
-
Moro aqui há 50 anos e como eu muitos moradores têm dúvidas sobre a obra. Aqui
podemos nos informar e ver o que realmente vai acontecer. E é muito bom ter um
posto aqui na Taquara para facilitar o acesso de pessoas de idade – explicou.
O
posto da Praça Seca está instalado na Praça, local que também foi considerado
muito bom pelos moradores.
-
É um ponto central, quase todos os moradores passam por aqui, então fica fácil
tirar dúvidas – comentou a moradora Dona Elma.
Há
outros postos de atendimento da Transcarioca no Fundão
(Ilha do Governador), em Madureira (Avenida Ministro Edgar Romero), em Ramos
(Rua Uranos) e em Vicente de Carvalho (esquina com a Av. Monsenhor Félix).
Outros
quatro pólos estão previstos e terão sua abertura em breve: Avenida Brasil,
Largo da Penha, Largo do Tanque e Curicica.
As
centrais funcionam das 10h às 16h para esclarecimento de dúvidas, críticas e
sugestões da população.
Os postos contam com sistema de registro e armazenamento
de dados, gerando banco que poderá ser utilizado futuramente pela Prefeitura. A
população também tem acesso às informações do projeto por meio de vídeo
institucional, folhetos e mapas da obra. Eventualmente, poderão ser promovidas
palestras e oficinas específicas, de acordo com as demandas da população.