sexta-feira, 7 de junho de 2013

Prefeitura abre postos de atendimento sobre Transolímpica e Transoeste


No último dia 27 de maio foi aberto o primeiro posto de atendimento presencial da Transolímpica. O posto está funcionando no canteiro de obras na Av. Salvador Allende, em Curicica, próximo à Estrada dos Bandeirantes.

Além do atendimento presencial, a central de atendimento telefônico também já está disponível à população. Será possível trocar informações com a equipe pelo 0800 730 0732 ou pelo e-mail atendimento@transolimpica.com.

Uma das principais obras de mobilidade urbana da cidade do Rio de Janeiro, a Transolímpica vai interligar as maiores instalações dos Jogos Olímpicos de 2016, como a Vila dos Atletas e o Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, e o Parque Radical do Rio, em Deodoro. O investimento vai custar R$ 1,55 bilhão, dividido entre Prefeitura e Concessionária Transolímpica. A conclusão da obra está prevista para o primeiro semestre de 2016.

O projeto segue a mesma proposta do Transcarioca & Você, que já conta com seis pontos de atendimento ao público, dois deles na área da Subprefeitura da Barra e Jacarepaguá: Praça Seca e Taquara.

Esta semana, o subprefeito da Barra e Jacarepaguá Tiago Mohamed visitou os dois postos da Transcarioca e & você e conversou com moradores da região.

- Essa é uma iniciativa da Prefeitura para estar mais perto da população e para esclarecer dúvidas sobre as obras e o trânsito. Nossa ideia é estar mais próximo do cidadão, garantindo seus direitos e mostrando a importância do nosso projeto – explicou o Tiago, pedindo que a equipe de atendimento tenha informações também sobre o transporte, além dos mapas com o traçado da obra.

O posto da Taquara está instalado em frente à Escola Municipal Barão da Taquara. Na ocasião, a diretora da Escola, Rosa Maria Coelho, elogiou a iniciativa destacando que o vídeo apresentado no posto é bastante elucidativo.

O comerciante da Taquara, Paulinho do Restaurante Cara Pintada, também elogiou a iniciativa.

- Moro aqui há 50 anos e como eu muitos moradores têm dúvidas sobre a obra. Aqui podemos nos informar e ver o que realmente vai acontecer. E é muito bom ter um posto aqui na Taquara para facilitar o acesso de pessoas de idade – explicou.

O posto da Praça Seca está instalado na Praça, local que também foi considerado muito bom pelos moradores.

- É um ponto central, quase todos os moradores passam por aqui, então fica fácil tirar dúvidas – comentou a moradora Dona Elma.

Há outros postos de atendimento da Transcarioca no Fundão (Ilha do Governador), em Madureira (Avenida Ministro Edgar Romero), em Ramos (Rua Uranos) e em Vicente de Carvalho (esquina com a Av. Monsenhor Félix).

Outros quatro pólos estão previstos e terão sua abertura em breve: Avenida Brasil, Largo da Penha, Largo do Tanque e Curicica. 

As centrais funcionam das 10h às 16h para esclarecimento de dúvidas, críticas e sugestões da população.  

Os postos contam com sistema de registro e armazenamento de dados, gerando banco que poderá ser utilizado futuramente pela Prefeitura. A população também tem acesso às informações do projeto por meio de vídeo institucional, folhetos e mapas da obra. Eventualmente, poderão ser promovidas palestras e oficinas específicas, de acordo com as demandas da população.