terça-feira, 26 de março de 2013

Operador do BRT Transoeste é multado em 50 mil

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Transportes, informa que o operador do BRT Transoeste foi multado na manhã desta terça-feira, dia 26, em R$ 50 mil por conta de irregularidades no sistema. Desde as primeiras horas do dia, equipes da SMTR vistoriaram toda extensão do BRT Transoeste, de Santa Cruz à Alvorada e de Paciência ao Recreio. Entre os principais problemas identificados estão intervalos irregulares, problemas operacionais e de conservação nas estações. Os técnicos também identificaram, em alguns momentos do horário de pico, níveis de conforto inadequados, nas estações Santa Cruz, Magarça e Mato Alto.

Com o objetivo de melhoria imediata no sistema BRT Transoeste, a prefeitura determinou que os operadores do sistema aumentem a frota média diária ofertada de 81 para 86 veículos, da frota total de 91 ônibus articulados. Para isso, será necessário garantir mais agilidade no programa de manutenção dos coletivos. A Prefeitura do Rio também determinou adoção de procedimentos operacionais para garantir a regularidade no intervalo de todos os serviços. Além da multa, a SMTR vai publicar na edição no Diário Oficial de amanhã, dia 27, uma advertência formal aos operadores do BRT Transoeste para garantir que todas as exigências serão cumpridas, sob pena de aplicação imediata de multa contratual.

No planejamento da prefeitura, para melhorar a qualidade do serviço ofertado no BRT Transoeste, são necessários mais 12 novos ônibus articulados, conforme foi determinado ao consórcio operador no final no ano passado. Outra medida é a execução de um retorno operacional, próximo à estação Mato Alto, para a implantação de novo serviço Alvorada-Mato Alto, o que vai reduzir a distância percorrida pelos ônibus, aumentar a frequencia e, consequentemente, a capacidade de transportar passageiros. O trabalho, feito pela Secretaria Municipal de Obras, já está em andamento e deve ser concluído no mês de maio.

"Esta foi a maior multa aplicada ao consórcio operador desde a inauguração do sistema. O BRT Transoeste representa um grande benefício aos usuários e vamos exigir níveis de qualidade de serviço adequados”, disse o secretário de Transportes Carlos Roberto Osorio.