PEUGEOT 208

Testei por mais de 400 km o novíssimo Peugeot 208, que é igual ao que foi lançado na Europa no ano passado, e que tem data oficial de seu lançamento no Brasil, no dia 13 de abril. O 208 tem novidades muito importantes e inovadoras a começar pelo painel de instrumentos que não é visto através do volante, como na maioria dos carros, mas por cima dele. Com isso a Peugeot pode diminuir o raio do volante de 37 cm para 33 cm, e ainda tem a base achatada, e com isso a posição de dirigir é bem confortável e o “volantinho” lembra os volantes esportivos que eram colocados, como acessório, nas décadas de 1970 e 1980. Outras novidades importantes são, o teto panorâmico de vidro com quase 1 m² de área e o sistema multimídia de fácil acesso com um GPS bem preciso e mapas bem atualizados. Com um desenho bem agradável que certamente vai dar vida longa ao carro, como seu antecessor 206 que permaneceu no mercado brasileiro por 10 anos, o 208 é moderno tem interior requintado e além disso tem ótima dirigibilidade, faz curvas com muita precisão e se mantém bem estável mesmo em alta velocidade em pista ondulada. Parece que a suspensão, um dos destaques dos compactos da Peugeot, é mais robusta no novo modelo. Considerado um compacto Premium, o 208 tem uma versão bem completa designada Griffe com motor 1.6 de 122 cavalos que tem preço sugerido de R$45.990 e a versão de entrada será a Active com motor 1.5 de 93 cavalos que custa R$39.990. Na próxima edição vou falar mais deste Peugeot 208 que certamente vai fazer muito sucesso por aqui como já esta fazendo na Europa.
NOVO PORSCHE CAYMAN
O Porsche Cayman 2013 chegada ao mercado brasileiro no mês de abril. A Stuttgart Sportcar, importadora oficial da marca alemã, já definiu o preço e o pacote de equipamentos para as duas versões. O Cayman básico custará R$ 319.000,00 e o Cayman S, mais potente, sairá por R$ 399.000,00. O novo Cayman é, depois do 911 Carrera e do Boxster, a terceira linha de carros esporte da Porsche a contar com um projeto inovador que permite baixo peso. A versão básica conta com motor de 6 cilindros opostos de 2,7 litros, com potência de 275 cv. Ele acelera de 0 a 100 km/h em 5,4 segundos e alcança velocidade máxima de 266 km/h. O motor de 3,4 litros do Cayman S conta com 325 cv de potência. A aceleração de 0 a 100 km/h pode ser feita em 4,7 segundos. O Cayman S chega a uma velocidade máxima de 283 km/h. No Pacote Brasil, tanto o Cayman quanto o Cayman S possuem transmissão de sete marchas com paddleshift (borboletas no volante para troca manual de marchas) e as rodas são de 19 polegadas no Cayman e 20 polegadas no Cayman S. A versão de entrada é a mais acessível da marca no Brasil.
CAMPEONATO CARIOCA
O Campeonato Carioca de Automobilismo este ano, sem autódromo na cidade, será disputado em Minas Gerais, no circuito Mega Space e terá o nome de Copa Rio Minas de Velocidade. A primeira etapa acontece em abril e se você quiser conhecer o autódromo mineiro vá até o site www.megaspace. com.br.
SALÃO DUAS RODAS
Para quem curte as motocicletas vale colocar na agenda a data do Salão Duas Rodas 2013. Na sua 12º edição, a feira acontece de 8 a 13 de outubro, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, na capital paulista. A título de curiosidade vale lembrar que o primeiro salão de motos do Brasil aconteceu no Rio de Janeiro, no Hotel Nacional, em 1984. No mesmo, ano mas alguns meses depois, São Paulo também teve evento semelhante mas foi depois que as importações foram liberadas, pelo Presidente Collor em 1990, que o mercado cresceu e surgiu a atual mostra, pouco tempo depois.
VOLVO SEGURO
A Volvo, sempre preocupada com a segurança, lança o primeiro sistema de detecção de ciclistas no mundo. Com uma combinação de uma câmera frontal instalada no para-brisas e de um radar instalado na grade dianteira, o sistema detecta a presença de ciclistas em condição de risco e freia o veículo automaticamente, evitando um possível atropelamento.
30 ANOS DA VITÓRIA BRASILEIRA
O piloto paulista Antônio Jorge Neto venceu as 100 Milhas de Daytona, de motovelocidade, em 1983. Esta vitória completou 30 anos e foi uma grande conquista no cenário internacional. Quase 300 pilotos se inscreveram para esta prova e 70 largaram. O piloto brasilerio, com apenas 19 anos, venceu e ainda bateu o recorde da prova. Netinho, como era carinhosamente chamado, não tinha patrocínio e superou pilotos de equipes muito poderosas.