quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Doação de sangue no Recreio


Coordenadora Tânia Marques, da equipe pedagógica do Notre Dame Recreio
Através de uma parceria com o Hemorio, o Colégio Notre Dame-Recreio, no Recreio dos Bandeirantes, vai se transformar em um posto de coleta de sangue na próxima sexta-feira (28), de 10h às 15h. A campanha faz parte da programação da 10a Feira Cultural da escola e está aberta a qualquer pessoa que tenha entre 16 e 68 anos de idade. A iniciativa é uma oportunidade para quem mora nas proximidades e tem interesse em ser doador de sangue, já que não existem postos fixos de coleta na região. Como o tempo de cada doação é de aproximadamente uma hora, a orientação para evitar transtornos é de que o doador faça a inscrição indicando o melhor horário para realização da doação através do Portal ND-Recreio (http://recreio.notredame.org.br) ou na recepção da escola, através do telefone (21) 2490-9250 informando nome completo, idade e horário em que deseja realizar a doação. O endereço da escola é Avenida das Américas 14.000.

Para participar da campanha é preciso estar bem de saúde, pesar no mínimo 50k e não estar em jejum. Deve-se apenas evitar alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação. Jovens com idade entre 16 e 17 anos podem doar com autorização dos pais e/ou responsáveis legais, que precisa ser preenchida e entregue no dia da doação. Uma equipe de 15 pessoas entre médicos e enfermeiros estará no local orientando as pessoas. A expectativa do Hemo Rio é conseguir pelo menos 100 doadores na campanha, que acontece pela primeira vez na escola. Para isso, foram realizadas palestras para que os estudantes consigam mobilizar amigos, vizinhos e familiares, como conta a coordenadora do Integral, Tânia Marques Nogueira

_ 'O projeto começou no inicio do ano, em sala de aula. É importante envolver a família e trabalhar a doação de vida com os estudantes. Além disso, sabemos que muitas pessoas na região tem interesse em doar mas a distância dos pontos fixos de coleta desanima o morador da região´, disse Tânia.