quarta-feira, 25 de julho de 2012

Avenida Ayrton Sena: a futura avenida dos hospitais


A Barra não é nenhuma Brasília, mas também tem suas divisões geográficas peculiares. São bem conhecidas a Rua das Boates (Armando Lombardi), a Rua dos Bares (Olegário Maciel) e a Rua dos Motéis (Estrada da Barra). Em breve, vai se juntar a elas a Avenida dos Hospitais. Trata-se da Ayrton Senna, que hoje já conta com o Hospital municipal Lourenço Jorge e o particular Barra D’Or, e ganhará, nos próximos meses, pelo menos quatro novas unidades. Mês que vem, ficará pronto o centro Coordenação de Emergência Regional (CER), público. Até o fim do ano, será inaugurado o Hospital da Unimed, e, no primeiro trimestre de 2014, estará em plena operação o das Américas. Haverá ainda a expansão do Barra D’Or: o início das obras será em 2013.

Para se ter uma ideia da grandiosidade do que deve acontecer na avenida nos próximos anos, é só comparar o número atual de leitos (420) com o previsto para 2014 (mais de 1.550).  A primeira novidade, resultado de um investimento de R$ 4 milhões, é o CER, a ser inaugurado em agosto, ao lado do Lourenço Jorge. Por seus 50 leitos passarão casos de baixa e média complexidade, e, assim, espera-se desafogar a emergência do Lourenço Jorge.

Referência em casos de acidentes de carro na região, o hospital se concentrará principalmente em procedimentos de alta complexidade, como o socorro a politraumatizados. A sala vermelha, ambiente destinado a este tipo de atendimento, terá o espaço aumentado. O hospital também aguarda a instalação de um tomógrafo de 16 canais, mais rápido, o que diminuirá o tempo de espera pelo exame.
Já o Hospital da Unimed terá sua primeira fase inaugurada no final do ano, e vai aumentar consideravelmente o número de leitos na via. Inicialmente, estarão disponíveis cem novos leitos. O novo hospital custará R$ 190 milhões e ocupará uma área de 18 mil metros quadrados. Diretor-geral de recursos médicos e assistenciais da Unimed-Rio, Eduardo Assis Carvalho sorri quando perguntado sobre o que teria levado ao surgimento de tantas unidades de saúde, praticamente ao mesmo tempo, no mesmo lugar.

Os hospitais chegam num momento em que a Avenida Ayrton Senna recebe grandes investimentos da prefeitura, já que será uma via fundamental durante as Olimpíadas de 2016. Por lá passará o BRT Transcarioca, a ser inaugurado antes dos Jogos. Os sinais também estão sendo retirados, ao passo que são instalados mergulhões e retornos.

Para acompanhar o ritmo de crescimento daquela área — e a chegada da concorrência —, o Barra D’Or, já tradicional hospital particular da região, anunciou que começará, no ano que vem, durante as comemorações dos 15 anos de sua chegada à região, uma expansão. O novo prédio ficará do outro lado da Ayrton Senna, num terreno entre o shopping Via Parque e o parque Terra Encantada.