Jogos da final acontecem este domingo, no CFZ, com presença da jogadora e madrinha Marta.
Zico e outros ídolos das décadas de 80 e 90 fazem partida de abertura
Até a Copa do Mundo Fifa 2014, cerca de 60 mil atletas participarão do maior campeonato de futebol para adolescentes do país.
A Coca-Cola Brasil reúne neste domingo (27 de novembro), a partir das oito da manhã, os finalistas da Copa Coca-Cola, no clube CFZ, no Recreio dos Bandeirantes. Eles vão disputar o primeiro lugar do maior campeonato de futebol para adolescentes do país, que reuniu mais de 10 mil atletas, de 13 a 15 anos, nas categorias masculina e feminina, nos últimos quatro meses. O objetivo é mostrar o quanto jogar futebol pode ser divertido e estimular a vida ativa. Acompanhada do presidente da empresa, Xiemar Zarazúa e do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, Marta dará o pontapé inicial da partida da categoria feminina. Carlos Eugênio Simon, árbitro que atuou em três Copas do Mundo da Fifa e é membro do Comitê Gestor da Copa do Mundo FIFA 2014 no Rio Grande do Sul, irá apitar a final masculina, enquanto Zico e outros jogadores notáveis da década de 80 e 90 farão uma partida de exibição.
Finalistas – Os times classificados para a etapa final do feminino são: Escolhinha Conveniada de Futebol de Porto Alegre – RS, Luzitânia Sport Club e o Volta Redonda FC,de Volta Redonda – RJ e Escola Furacão, de Curitiba – PR. Os finalistas na categoria masculina são MPA Clube de Belém – PA, Grêmio Recanto da Criança de Manaus – AM, Ads Votorantim de Sorocaba – SP, Craques da Vida Vila Aliança do Rio de Janeiro – RJ, Grêmio Dos Operários II de Londrina – PR, Dias de Craque – Maceió – AL, Dez de Novembro de Recife – PE e Estácio FIC de Fortaleza – CE.
O torneio - A primeira edição nacional da Copa Coca-Cola foi dividida em duas etapas: Local e Nacional (Preliminar e Final). Na categoria Masculina, as equipes se enfrentam em comunidades de 27 cidades durante a fase Local, que classificou 32 times para a fase Nacional Preliminar. Dessa etapa, restaram oito para a Nacional Final, que define agora o campeão em jogos eliminatórios. Já a categoria Feminina foi realizada em 11 cidades. Os jogos da etapa Local definiram 16 equipes para a etapa Nacional Preliminar, restando quatro equipes para a fase Nacional Final. Os jogos são disputados em dois tempos de 25 minutos. As equipes deverão ser formadas livremente pelos participantes, tendo de 20 a 22 integrantes.
Promovida pela Coca-Cola em mais de 20 países, a Copa Coca-Cola vai além do aspecto esportivo, propondo uma celebração das famílias e da vida ativa na comunidade. Para participar, é obrigatório o jovem estar matriculado na escola. No entorno dos campos, o participou de atividades de lazer, como brincadeiras e apresentações musicais, além de palestras sobre estilo de vida ativo, como a importância da alimentação equilibrada e da prática de atividades físicas. Por estimular a adoção de hábitos de vida ativa pela população, o torneio conta com o apoio do Ministério da Saúde. A Copa Coca-Cola é um convite à vida ativa nas comunidades brasileiras. Coca-Cola faz parte do restrito grupo de parceiros oficiais da Fifa, desde 1974 e acredita na capacidade do evento de deixar legados para a humanidade.
“A Copa Coca-Cola superou nossas expectativas, criando um forte envolvimento não apenas dentro das comunidades, como no mundo virtual. Os times angariaram cerca de 30.000 pessoas nas redes sociais, para seguirem seus perfis e somarem pontos para a repescagem da torcida. Foram mais de 12 mil seguidores no Twitter, outros milhares de fãs no Facebook e mais de 6.000 membros nas comunidades do Orkut. O torneio convida a população a conhecer os benefícios de um estilo de vida ativo, além de fomentar valores presentes no futebol, como espírito de equipe, amizade e convívio em harmonia. Os atletas viveram momentos inesquecíveis.”, comenta Luciana Feres, diretora de Marketing de Coca-Cola Trademark.
“Até a Copa do Mundo FIFA 2014, cerca de 60 mil jovens atletas participarão da Copa Coca-Cola, transformando a competição em um legado inédito de celebração e prática de exercícios físicos. Esse é um dos poderes transformadores da Copa do Mundo, afirma Michel Davidovich, gerente geral da Coca-Cola Brasil para a Copa do Mundo da FIFA 2014”.
Torcida - Outro aspecto que mostra a abrangência do torneio além dos gramados é que as torcidas também contam pontos decisivos para suas equipes. Critérios como criatividade, empolgação e engajamento dos integrantes somaram pontos que definiram equipes classificadas da etapa local para a etapa nacional preliminar. Foram cinco times classificados de acordo com as performances de suas torcidas, tanto na categoria Masculina quanto na Feminina. Através de ações na internet, os times conseguiram envolver através de mídia social cerca de 30 mil pessoas, incluindo Twitter, Facebook e Orkut.