O que o Papa disse aos políticos na Alemanha em setembro cai como uma luva para a situação em que vive o governo da recém-empossada primeira "presidenta" do Brasil. Com mais um ministro acusado de corrupção, o número vai a cinco que caíram por corrupção. E ainda temos outro que caiu por criticar em público a incompetência de outros ministros da presidente Dilma.
O Papa iniciou seu discurso citando o Livro dos Reis (1 Rs 3,5-10), quando Deus aparece a Salomão em sonho e disse-lhe para pedir o que quisesse. Salomão não pediu nem longa vida, nem riqueza, nem a morte de teus inimigos, mas sim inteligência para praticar a justiça.
Lá, o papa Bento XVI afirmou que os políticos devem se guiar pela vontade de servir a justiça e a rejeitar a injustiça. No Brasil, dom Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo, na festa de Nossa Senhora Aparecida, no último 12 de outubro, declarou: "a corrupção está em toda parte, afligindo o povo brasileiro, quando não somos mais capazes de reagir e nos indignar diante da corrupção, é porque nosso senso ético também ficou corrompido. Quando o povo começa a se manifestar, a coisa melhora. É isso que precisa acontecer".
E aconteceu, no mesmo dia 12, o movimento contra a corrupção voltou às ruas mobilizando mais de 20 mil pessoas só em Brasília. O movimento foi planejado para acontecer em 25 cidades. No primeiro protesto realizado no Dia da Independência, 7 de setembro, o movimento reuniu 12 mil pessoas em Brasília na Esplanada dos Ministérios.
Protestos vindos em boa hora, pois o pior desse último escândalo é que a pasta dos esportes é conduzido por um comunista e a corrupção envolveu superfaturamento do lanchinho das crianças. Isso é anojoso! Um bando de comunista desviando o dinheiro que era para tirar as crianças pobres da situação de risco. Uma vergonha para qualquer comunista decente ficar vermelho. Mas até que combina com o partidão, no ano passado tentaram eleger um candidato que batia em mulher... Realmente, Lênin sentiria asco desses comunistas brasileiros.
Mas há esperança! Os bispos brasileiros estão fazendo o que todo cidadão deveria, participar da vida política! Já emplacaram a "lei dos bispos" que pune quem compra votos e, agora, juntamente com outras organizações, emplacaram a "lei da ficha limpa" que deve valer para as próximas eleições.
Quando o Papa vier ao Brasil, talvez já tenhamos prefeitos e vereadores melhores e mais honestos. Certamente, o elogio que Bento XVI fez ao movimento ecológico, repetirá aqui, uma vez que o governo federal é incompetente para combater o desmatamento e os incêndios criminosos nas florestas.
Não custa lembrar que Deus disse a Salomão: dou-te um coração tão sábio e inteligente, como nunca houve outro igual antes de ti e nem haverá depois de ti. E mais, dou-te, além disso, o que não me pediste: riquezas e glória e prolongarei a tua vida.
Mario Eugenio Saturno é Tecnologista Sênior do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), professor do Instituto Municipal de Ensino Superior de Catanduva e congregado mariano. (mariosaturno@uol.com.br)