terça-feira, 26 de julho de 2011

Julio Lopes marca presença no Tour do Rio 2011

Foto: Fábio Ferreira
 Secretário entregará medalhas nas etapas de Três Rios, Teresópolis e Rio de Janeiro

Thais Martins

Em contagem regressiva para o Tour do Rio 2011, que tem sua largada agendada para às 9h, dessa quarta-feira (27/7), na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, o Secretário Estadual de Transportes do Rio, Julio Lopes, anunciou nesta segunda-feira, que marcará presença, na largada e na chegada das seguintes etapas da competição, onde entregará as medalhas aos atletas vencedores: Três Rios (28/7, às 14h), Teresópolis (29/7, às 11h), e na final, que será dia 31/7, às 11h, novamente no Rio de Janeiro. Dessa vez o evento contará com a participação de cerca de 600 pessoas e seis equipes estrangeiras: Estados Unidos, Chile, Colômbia, Itália, Espanha e Ruanda.

Para o Secretario Julio Lopes, um dos responsáveis pela realização do Tour do Rio no estado, e criador do Programa Rio-Estado da Bicicleta, projeto que dissemina a cultura da bicicleta como meio de transporte através de ações pontuais, como pedaladas, palestras e implantação de bicicletários, o Tour 2011 vai superar o sucesso do seu primeiro ano.

"Em 2010 conseguimos realizar no Rio de Janeiro, o Tour do Rio, a maior competição de ciclismo da América Latina. Esse ano repetiremos o sucesso. Esta é uma vitória do Governo Sergio Cabral, que com programas como o Rio-Estado da Bicicleta, da nossa Secretaria de Transportes, tem cada dia promovido mais a cultura da bicicleta como meio de transporte saudável, acessível, sustentável e potencial nas grandes cidades. Queremos transformar o Rio em referencia na utilização da bicicleta, e o Tour do Rio certamente é parte disso", afirma Julio Lopes.

O Tour do Rio 2011 acontece de 27 a 31 de julho, e a programação segue, detalhada, em anexo.

Julio Lopes, Secretário Estadual de Transportes do Rio, é autor do livro ‘Bicicleta: a Cara do Rio’, que tem coautoria de Zé Lobo e Cláudio Santos, presidente da Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecierj), o livro mostra como o uso do veículo pode melhorar a vida dos grandes centros, Julio Lopes é sem dúvida a autoridade que deixa a sua marca a frente de uma nova cultura, a cultura da bicicleta.


O QUE É O TOUR DO RIO? (www.tourdorio.com.br)

Uma competição de ciclismo de estrada de alta performance, com 808,5 km entre serra e litoral. Uma prova internacional reunindo as maiores equipes dos pedais, a maior competição do gênero na América do Sul. O Tour do Rio agrega uma estrutura com quase 600 profissionais de apoio, segurança e organização, viajando por cinco dias entre os cinco municípios que sediam as etapas: Angra dos Reis, Volta Redonda,Três Rios, Teresópolis, Rio das Ostras e Rio de Janeiro. No tempo do inverno seco.

No roteiro, um cenário da cidade do Rio de Janeiro ao interior fluminense; um caminho por montanhas, praias, reservas naturais, cidades patrimônio, a cultura viva presente no estilo de vida das populações. Durante o Tour do Rio serão oferecidas atividades de entretenimento e lazer para o público curtir as cidades nos intervalos da prova.

APRESENTAÇÃO (www.tourdorio.com.br)

A escolha do Rio de Janeiro como a sede dos Jogos Olímpicos de 2016 é uma oportunidade para o desenvolvimento esportivo e turístico da cidade, com impactos positivos para todo o Estado. Porque é importante e necessário otimizar os investimentos e a visibilidade internacional que as Olimpíadas proporcionam, agir de forma a integrar os municípios do interior a esse rico processo. O Tour do Rio será um estímulo ao ciclismo brasileiro, com ações para formar uma nova geração de atletas na modalidade que mais distribui medalhas olímpicas, 18 categorias, 54 medalhas.

Mas o projeto não se restringe ao universo da competição. Existe sinergia entre o esporte e o transporte, entre saúde e inclusão social, entre educação e cultura esportiva, entre turismo e o desenvolvimento sustentável.A cobertura de eventos e ativistas da bicicleta também está presente no site e nas redes sociais do Tour. Enfim, é um evento que deixará um legado positivo em todos os municípios do percurso da prova e adjacências, antes, durante e depois da competição. Haverá promoção turística, do fomento do ciclismo esportivo, de lazer e como meio de transporte, com ações de educação do trânsito e o desenvolvimento da cadeia produtiva do esporte no Estado do Rio de Janeiro.