Prédio no Jardim Oceânico - antes |
A mesma varanda permitindo a entrada de gambás - depois |
A polêmica questão do envidraçamento de varandascontinua sendo tema de grande discussão, especialmente em reuniões de condomínio e de associações de moradores.
De um lado está o proprietário de imóvel, que tem a intenção de fechar a sua varanda. De outro está a prefeitura, que primeiramente permitiu o procedimento,cobrando caro, por um curto prazo de tempo.E a partir de 2010, proibiu o fechamento de varandas.Tentando organizar essa questão, facilitar a vida dos moradores e faz\er com que o procedimentonão fosse cobrado,o vereador Carlo Caiado apresentou, em 2005,um Projeto de Lei permitindo o envidraçamento de varandaspor equipamento retrátil, para evitar as intepéries do tempo, como o sol e a chuva, desde que o projeto tanha a autorização do condomínio. O PL está tramitando na Câmara Municipal do Rio de Janeiro desde então.
"No ano passado, coloquei o PL das Varandas no Plano Diretor, que foi votado em dezembro, mas o projeto foi retirado da pauta de votação sem uma explicação aceitável. Eu continuo lutando para que esse projeto seja votado e aprovado, pois a regularizalção do fechamento das varandas é uma necessidade dos moradores, especialmente da Barra e do Recreio" - comentou o vereador