segunda-feira, 9 de maio de 2011

AS CAPIVARAS DA BARRA ESTÃO SUMINDO

Capivara com tiro no dorso

Uma família de Capivaras pastando próximo ao Canal de Marapendi
Foto: A. Campuzano
 Em outubro de 2010, o jornalista Afonso Campuzano do Jornal Cidade da Barra, denunciava a caça de animais nas margens do Canal de Marapendi. Cinco meses depois, o Globo através do RJ/Tv, anunciava o extermínio de animais como capivaras, jacarés, garças e biguás.


A capivara é um animal dócil, alegria da criançada, admiração de muitos adultos e acostumadas a pastarem livremente às margens do Canal de Marapendi,. Mas, agora estão sendo dizimadas.

De acordo com o depoimento de um barqueiro da região que preferiu não se identificar, quatro homens colocaram na caçamba de um caminhão alguns destes animais e fugiram em disparada.

"Agora, nessa última quarta feira, mais uma capivara foi encontrada nas margens da Lagoa da Tijuca, bastante abatida e perfurada no dorso por vários disparos.

Infelizmente há mais de um ano a Baixada de Jacarepaguá tornou-se um dos mais conhecidos safari da região metropolitana do Rio de Janeiro.

São inúmeras carcaças de jacarés e capivaras mortos por caçadores que vêm agindo sem serem incomodados" disse Moscatelli

“Desse jeito não vai sobrar nada, além dos ratos, urubus, mosquitos e baratas como fauna acompanhante dos "seres humanos", afirmou o biólogo Mario Moscatelli