Mais uma grave denúncia de arbitrariedade por parte da direção da Orquestra Sinfônica Brasileira chegou hoje (20/04) ao deputado estadual Robson Leite (PT), presidente da Comissão de Cultura da Assembléia Legislativa do Rio. Ontem (19/04), a Fundação Orquestra Sinfônica Brasileira demitiu mais dois músicos da orquestra. Desta vez, na lista de cortes por alegada “insubordinação” estão Antônio Augusto, músico que sofreu um infarto há menos de três semanas, e Débora Cheyne, presidente do Sindicato dos Músicos.
Ainda há pouco, o deputado denunciou o caso no plenário da Alerj: “As duas demissões demonstram o descaso da direção da orquestra com os músicos, que são a essência da OSB. Tratando-se da presidente do sindicato, fica claro que o objetivo da fundação não é negociar. Isso sem falar da falta de humanidade em dispensar um artista que passa por um problema de saúde”, afirmou Robson.
Robson se reunirá hoje ainda com o Sindicato dos Músicos.
Anteontem, dia 20, a Comissão de Cultura realizou audiência pública para discutir o assunto. Foi decidido que o deputado irá denunciar a OSB por assédio moral contra os músicos.