terça-feira, 29 de junho de 2010

Grande acontecimento a 5ª Edição doTroféu Responsabilidade Social Carlos Fernando de Carvalho


Adriana Guimarães

“É uma honra poder dar meu nome a um prêmio como esse. Essas Ongs tem uma enorme importância na solução de problemas e reivindicações da sociedade carioca”, afirmou Carlos Carvalho, presidente da Carvalho Hosken, patrocinadora oficial do evento.


Vinte organizações concorreram ao prêmio. As 10 vencedoras foram conhecidas pelo público apenas no momento de entrega do troféu por meio de envelopes lacrados. Como reconhecimento pelo trabalho prestado a sociedade elas receberam, além do troféu Carlos Fernando Carvalho, um cheque no valor de R$ 10 mil. As instituições premiadas foram: Centro de Santana, Organização Surf do Brasil, Associação Amigos dos Deficientes Físicos, Lar de Daniel Cristóvão, Oficina de Criação da Melhor Idade do Retiro dos Artistas, Instituto da Criança, Central de Curativos Dr. Bezerra de Menezes, Obra social Dona Meca, Agência do Bem e Casa de Artes do Terreirão. As outras 10 finalistas receberam um diploma de responsabilidade social e um cheque no valor de R$ 2 mil. “O trabalho desenvolvido por essas Ongs é muito nobre. Por meio desse pequeno movimento nós esperamos conseguir cada vez mais adesões para fermentar esse bolo. Queremos servir de exemplo para o poder público e para outras empresas, a fim de que possam doar um pouco do que ganham para trabalhos como esses”, analisou Ricardo Corrêa, diretor de marketing da Carvalho Hosken. “Esse é um prêmio maravilhoso! Não apenas pelo dinheiro, mas pelo reconhecimento do trabalho que temos feito”, comemorou Maria de Lourdes Vieira, fundadora e coordenadora executiva da ONG Centro de Santana, localizada na Cidade de Deus.
Além das Ongs, foram homenageadas personalidades como o Governador Sérgio Cabral, pelo Projeto Rio Estado Digital, que dá acesso à Internet banda larga à população carente, representado pelo Coronel Fernando Messias. “Acreditamos que o trabalho de inclusão digital vá melhorar a qualidade de vida das pessoas e ampliar suas chances no mercado de trabalho”, afirmou. O prefeito Eduardo Paes pelo reassentamento das famílias atingidas pelas chuvas, representado pelo deputado estadual Pedro Paulo; o secretário de segurança pública José Mariano Beltrame pela instalação das Unidades de Polícia Pacificadora – UPPs - , representado pelo chefe da polícia civil Alan Turnowski. “As UPPs são uma vitória de cada cidadão carioca. Esperamos que esse seja um caminho sem volta. Uma política de estado e não de governo”, disse. O grupo AfroReggae, por implantar projetos culturais nas comunidades do Rio de Janeiro. “Um prêmio como esse não é apenas do AfroReggae, mas de todos aqueles que desejam ter uma sociedade mais justa e organizada”, declarou Reginaldo Lima, representante do grupo, que conseguiu, recentemente, reintegrar 1.100 ex presidiários ao mercado de trabalho.

A Associação de Imprensa da Barra foi fundada em 1998 por um grupo de proprietários de jornais, revistas e guias da região, dentre eles Afonso Campuzano (seu criador), diretor do Jornal Cidade da Barra, e hoje presidente de honra da AIB. “A Barra estava crescendo muito e novas publicações surgiam a cada momento. Nosso grupo se reuniu com o objetivo de fortalecer e organizar a imprensa local, visando manter o nível de qualidade e profissionalismo dessas publicações”, conta o fundador Cloris Miranda, do Jornal da Barra. A AIB reúne jornalistas, fotógrafos, radialistas, proprietários de jornais e revistas, agências noticiosas etc. que residam, trabalhem ou estejam estabelecidas na Barra, São Conrado, Recreio e Jacarepaguá. Qualquer profissional de imprensa de uma dessas regiões pode se filiar.
“A ACIBARRA – Associação Comercial e Industrial da Barra da Tijuca - já existia quando fui consultado a respeito da AIB. Um dos presidentes mais eficazes que a Associação teve foi Afonso Campuzano, seu criador e diretor do Jornal Cidade da Barra, que fez uma excelente gestão. A união da AIB com esse evento do Carlos Carvalho faz com que tenhamos uma grande festa, com uma forte inciativa”, comentou o presidente da ACIBARRA, Ney Suassuna.
“A mídia local deve ser incentivada por ser uma forma de trazer informação e esclarecimento para o público”, analisou Rogério Zylbersztajn, vice presidente da RJZ Cyrela, uma das patrocinadoras do evento.