O bom senso parece que está em falta não apenas nos guardas municipais do Rio, que multaram muitos motoristas na semana das fortes enchentes que assolaram nossa cidade. Na Barra da Tijuca, mais precisamente no inicio do bairro, onde fica o viaduto que liga a Barra à São Conrado, no Jardim Oceânico, um posto do Corpo de Bombeiros está sendo alvo de grandes reclamações.
O motivo: sempre que os heróis da cidade partem para alguma missão eles ligam as sirenes, em qualquer hora do dia, acordando muitos moradores. O Jornal Cidade da Barra, que não poderia se omitir, foi até o problema investigar. Aferimos e conversamos com um bombeiro que estava de plantão, e ele nos disse:
O procedimento padrão é ligar as sirenes, em qualquer hora do dia. Infelizmente não podemos mudar esse posicionamento. Caso o chefe da corporação nos peça alguma mudança quanto este caso, aí sim poderemos pensar em algo. Enfim, de fato ligamos sempre nossas sirenes”, confirmou um bombeiro que estava de plantão em um domingo deste mês, que não quis se identificar.
A moradora da Rua General Guedes da Fontoura, Selma Diniz Felippe, diz que os bombeiros, com frequência, ligam as sirenes. “Todos os dias, quando o seu carro entra ou sai, soa uma sirene, independente do horário, por vezes às 6 horas da manhã e outras após às 22 horas”, contou Selma.
“Este inconveniente está atormentando a rotina da minha família, pois tenho uma neta pequena e um marido idoso e doente que por várias vezes acordam assustados com este barulho.Assim como minha família, meus vizinhos também estão muito incomodados com este som que nos acorda e não nos permite descansar em nossas residências”, afirmou a moradora, que encaminhou carta ao Jornal Cidade da Barra, contando o problema.
Segundo Selma, ela já fez contato com a corporação, mas nenhuma solução foi apresentada. O morador Fernando Alves, da Gilberto Amado, confirma ainda a informação e Selma, e disse que é frequente também a passagem de carros da polícia civil agora pela região.
“Para piorar a situação, após a instalação da nova delegacia da polícia civíl no bairro, se tornou frequente a passagem de carros da polícia por aqui. Muitos descem até a Gilberto amado para fazerem o retorno de baixo do viaduto. Ficamos nervosos e atormentados com esta situação”, disse.
O Jornal Cidade da Barra fez contato com a subprefeitura da Barra, quem informou que ainda não recebeu nenhuma reclamação sobre este posto dos bombeiros. De acordo com a assessoria da subprefeitura, o subprefeito, Tiago Mohamed, irá ver o que pode ser feito, e em breve, anunciará ao CDB.
SENSO. Pela sua conta na rede de microblogs Twitter, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, anunciou que determinará o cancelamento das multas de trânsito aplicadas na cidade entre segunda (5) e sexta-feira (9) deste mês, quando a chuva castigou a capital fluminense.
Na avaliação de Paes, alguns agentes de trânsito agiram sem bom senso ao aplicar multas durante a enchente. "Alguns agentes de trânsito sem bom senso multaram na enchente. Todas as multas de segunda a sexta serão canceladas", afirmou.
Apesar do anúncio do prefeito, nem Paes e nem Secretaria Municipal de Transportes não detalharam se a determinação é válida para todo o tipo de multa ou se será restrita a algumas penalizações. A forma como o cancelamento será realizado também não foi divulgada.