segunda-feira, 24 de maio de 2010

População ameaçada pelo aumento dos Sequestros Relâmpagos

Presidente do Sindicato das Empresas de Segurança Privada (SINDESP/DF), Irenaldo PereiraLima, dá dicas de como prevenir sequestros relâmpagos
Brasília, 24 de maio de 2010 - Dados da Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP/DF) apontam que o número de sequestros relâmpagos, em Brasília, é crescente. Segundo a Secretaria, foram registradas 618 ocorrências desse tipo de crime, em 2009, e 533, em 2008. A Assessoria de Imprensa da SSP/DF afirmou que ainda não possui as informações dos quatro primeiros meses de 2010, mas a imprensa já noticiou vários casos.
Segundo Irenaldo Pereira Lima, presidente do Sindicato das Empresas de Segurança Provada do DF (SINDESP/DF), algumas precauções podem ajudar a combater a abordagem dos sequestradores. "Na maioria dos casos, as vítimas são surpreendidas em lugares mal iluminados, próximas ao veículo e quando estão sozinhas entrando ou saindo de estabelecimentos (lojas, faculdades, bancos, residências) e estacionamentos", afirma.
"As pessoas precisam ficar atentas antes de usar o caixa eletrônico, ao entrar e sair de bancos, na hora de parar o carro para entrar na garagem de casa ou estacionar, além de evitar atitudes que favoreça a ação de bandidos, como ficar parada dentro do carro e caminhar falando ao celular", afirma Irenaldo.
Irenaldo relata, ainda, que os criminosos, muitas vezes, estudam as pessoas e observam bem os pontos onde há pouca movimentação. "Costumam agir quando percebem que a possível vítima está distraída, seja em um sinal de trânsito seja na saída de uma faculdade", diz.
Outra dica útil, segundo Irenaldo, é ligar para alguém e avisar de onde está saindo e para onde vai. Em caso de demora ou desaparecimento, amigos e parentes poderão dar informações à polícia.
Dicas de prevenção
- Entre no carro, trave as portas e vá embora. Evite entrar no carro e fazer anotações, falar ao telefone, fazer maquiagem ou namorar;
- Não deixe para procurar as chaves do carro quando estiver parado, em frente à porta. Dirija-se ao veículo com a chave em punho, pronto para abrir a porta e dar a partida. Não se esqueça de observar ao redor antes de se dirigir ao veículo;
- Use o elevador em vez das escadas. (Escadarias são lugares propícios para o crime);
- Fique atento antes de entrar ou sair de bancos;
- Estacione o carro em lugares movimentados e com boa iluminação.
Sobre o SINDESP/DF - O SINDESP/DF é filiado à Federação Nacional das Empresas de Segurança e Transporte de Valores (Fenavist). Hoje, conta com 32 associados, que geram, em média, 14.800 empregos diretos.