segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Siris, acarajés e Baianas

No início de 2007, a orla de Copacabana ganhou um pedacinho da Bahia. Isis Rangel e sua filha Maíra Rangel resolveram abrir uma filial de seu restaurante, o Siri Mole & Cia no quiosque.
“Nosso clientes são apreciadores da comida baiana, turistas e moradores”, disse Isis.
Da cozinha saem petiscos e comidinhas típicas da gastronomia baiana, como tapioca de caranguejo e a degustação baiana (acompanhada de vatapá, caruru, fritada de bacalhau acarajé e bobo de camarão); risoto baiano de frutos do mar, siri mole e mini-feijoada (com arroz branco ou arroz de coentro, farofa de dendê, aipim frito, purê de abóbora, batatas ao forno).
Entre as sobremesas, a tradição é: bolinho de estudante, cuscuz e doces caseiros. Na carta de drinques, os "Bebericos do Pelô" fazem a festa de quem é fã do famoso capeta e de outras bebidas que deixam saudade em quem já visitou a terrinha: cravinho, jatobá, jenipapo, além das batidas de coco, caju e maracujá.
Isis disse que alguns meses atrás ela fazia eventos de musica ao vivo para atrair clientes que, de acordo com ela, adoravam. “Não podemos mais colocar música aqui porque a prefeitura impediu. Isso fez com que o faturamento caísse 30%”, assinalou a empresária.
Quem quiser degustar um pouco da gastronomia baiana pode comparecer ao quiosque que fica enfrente a rua Bolívar, em Copa. Siri Mole & Cia: de Terça a Domingo das 8 até o último cliente. Segundas, das 14 até o último cliente.