segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Ataque dos mosquitos

O Recreio dos Bandeirantes está sendo atacado por mosquitos há alguns meses. Como uma medida para tentar dar uma solução à infestação que tira o sono dos moradores do Recreio, a prefeitura resolveu fazer a limpeza da Lagoinha e do Canal das Taxas, nas imediações do Parque Municipal Chico Mendes.
De acordo com a Subprefeitura da Barra e Jacarepaguá, o trabalho consistirá basicamente na retirada das gigogas dos espelhos d´água, considerados os maiores focos do problema por criarem o ambiente propício ao desenvolvimento dos insetos. A verba de R$ 149 mil foi liberada pelo prefeito Eduardo Paes em setembro.
Segundo o subprefeito da Barra e Jacarepaguá, Tiago Mohamed, técnicos da Rio Águas vistoriaram o canal e a lagoa na semana passada e classificaram como crítico o volume de gigogas acumulado. Enquanto a remoção não começa, a subprefeitura iniciou uma série de ações para minimizar a quantidade de mosquitos. Agentes da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil estão percorrendo imóveis da região fazendo a desinsetização, enquanto a remoção não começa.
A solução definitiva para o problema, de acordo com a subprefeitura, deverá acontecer com a retomada da do projeto Guardião dos Rios, de manutenção da limpeza dos cursos de água, interrompido em 2006. Segundo o subprefeito, a prefeitura estuda retomar o projeto, mas ainda sem data prevista.
Mais conhecido como pernilongo, o Culex transmite a elefantíase, comum no Nordeste, e o vírus da Febre do Oeste do Nilo, doença que ameaça os EUA. Atualmente não há, no Rio, registro dessas doenças, mas o zumbido do inseto não deixa ninguém dormir.
Em casos de invasão de morcego a residências, a orientação é apagar a luz, desligar ventilador de teto, abrir uma janela e sair de casa. Se o morcego não deixar o imóvel, não tente capturá-lo. Ligue para o Centro de Controle de Zoonoses (telefones 3395-1595 ou 2295-2190).