quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Lançamento do Guia Oficial do Rio na Internet


Coquetel de lançamento


O prefeito Eduardo Paes participou nesta terça-feira, dia 8, ao lado do secretário especial de Turismo do Município e presidente da RioTur, Antônio Pedro Figueira de Mello, do coquetel de lançamento do Guia Oficial do Rio na Internet (http://www.rioguiaoficial.com.br/). A partir de agora, será possível consultar toda a programação turística do Rio, que será atualizada em tempo real. O site, que no fim do mês também terá versões em inglês e espanhol, traz mapas, circuitos turísticos, guia LGBT e redes sociais, entre outros diversos recursos criados para facilitar a vida de cariocas e turistas que pretendem visitar a Cidade Maravilhosa. A cerimônia, realizada no barco Pink Fleet, na Marina da Glória, também reuniu a secretária de estado de Turismo, Esporte e Lazer, Márcia Lins, e os secretários municipais de Administração, Paulo Jobim Filho, de Saúde, Hans Dohmann e do secretário extraordinário de Desenvolvimento do Município, Felipe Góis, também presidente do Instituto Pereira Passos (IPP), além de vereadores e empresários. Na ocasião, também foi lançado o “box” de promoção da cidade, que reúne CD-ROMs com vídeos e fotografias do Rio de Janeiro, um guia de bolso do Rio, além de caneta e bloco, e uma revista voltada para a área de negócios. O kit será utilizado na divulgação oficial da Prefeitura em eventos nacionais e internacionais. O prefeito do Rio elogiou a iniciativa, afirmando que, hoje em dia, muitas pessoas consultam a internet antes de entrar em contato com as agências de turismo, inclusive ele. - Só viajo assim e muitas vezes desisti de visitar cidades por não encontrar sites interessantes sobre elas. Para atrair visitantes, é fundamental que se apresente bons vídeos, fotos e dicas - disse Eduardo Paes, que também falou sobre a recente inclusão do Rio de Janeiro no Guia Michelin. - Sensacional! A partir de agora, o Rio de Janeiro passa a integrar a categoria das melhores cidades do mundo. Tive a honra, como secretário de Turismo, de ter iniciado essa negociação. Afinal, uma cidade do padrão do Rio de Janeiro precisa ter um Guia Michelin - concluiu.
Em entrevista à imprensa, o secretário Antônio Pedro destacou a importância da adequação da RioTur às novas tecnologias, tendo como foco a abrangência de um maior número de pessoas possível. - Com a internet, as coisas passaram a acontecer com muita rapidez. Com isso, surgiu a necessidade de fornecer às pessoas informações atualizadas, o tempo todo. Para isso, fizemos um material altamente qualificado, voltado ao público em geral. Pretendemos divulgar, mais ainda, o Rio de Janeiro – disse o secretário, que apontou o “imediatismo”, como a maior vantagem da versão virtual do guia sobre a versão impressa. - O guia no papel é de extrema utilidade, já que é distribuído em toda a rede hoteleira, postos de informação e restaurantes. Mas infelizmente se tornou uma coisa muito presa. A informação que se coloca lá, com cerca de 15 a 30 dias de antecedência, para sua publicação, se torna velha. Afinal, muita coisa pode acontecer na cidade durante esse tempo – disse ele, que destacou o caráter interativo do site.- Será um guia interativo, com blogs sobre diversos assuntos e informações em tempo real para aqueles que visitam o Rio e também para todo carioca. Espero que tenhamos muitos acessos e que o guia esteja explodindo na internet em muito breve – explicou, para em seguida mostrar as funcionalidades do site para o prefeito. A secretária Márcia Lins destacou a importância da parceria entre os diversos níveis de governo para que iniciativas como esta aconteçam mais vezes. - Eventos como este só confirmam o quanto o Rio de Janeiro ganha quando se trabalha em parceria, e essa união tem se mostrado cada vez mais contante. O coquetel foi animado por músicos da Estação Primeira de Mangueira, que empolgou os presentes com interpretações dos maiores sucessos do samba.Texto: Flávia David Fotos: J.P. Engelbrecht