terça-feira, 22 de setembro de 2009

Funcionários protestam em frente ao Detran/RJ nesta terça-feira (22) e ameaçam greve

Os funcionários concursados e servidores estáveis do Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro farão um protesto com faixas e carro de som às 12h15min desta terça-feira (22), em frente à sede do órgão, na Avenida Presidente Vargas, 817. As reivindicações são de aumento do salário-base, que, apesar da alta exigência do concurso realizado pelo Detran, está congelado há três anos. “O salário dos servidores do Detran é vergonhoso porque é menos da metade do que os terceirizados recebem no órgão”, afirma Jamiro Faria, presidente do Sindetran/RJ. “Além disso, é um dos menores do Estado do Rio de Janeiro, apenas como exemplo, os servidores de nível superior Detran/RJ recebem menos que os servidores de nível médio de departamentos como o Degase”.
O protesto também ocorre pela falta de acesso ao presidente do Detran, Fernando Avelino, que não recebe os funcionários para conversar e costuma pedir à Segurança para esvaziar os elevadores todas as vezes que chega e sai.
Em 2006 os funcionários do Detran fizeram uma greve e paralizaram o atendimento do Departamento para exames de Carteira de Habilitação e vistoria de automóveis. As reivindicações da época, para a aprovação da Lei de Planos de Cargos e Salários (Lei 4781/2006) foram, então, atendidas em apenas cinco dias e a greve foi suspensa. Desta vez, caso não haja melhorias salariais, já está prevista uma primeira paralização, para o dia 2 de outubro.