quinta-feira, 5 de março de 2009

Mais um vira tablóide: O Dia




No próximo dia 15, O DIA, até a década de 50 o jornal de maior circulação no Rio, estará nas ruas de roupa nova: para economizar custos (principalmente papel), adotará o formato tablóide, com o mesmo preço (recentemente aumentado) de R$1,20. Seu companheiro mais popular - MEIA HORA - continuará a 60 centavos. Para enfrentar o sucesso do EXTRA, que procurava "roubar" seu público, O DIA buscou a estratégia de melhorar o nível do jornal e, ao mesmo tempo, lançar o MEIA HORA para enfrentar o EXTRA. MEIA HORA é um sucesso - está hoje entre os cinco ou seis jornais mais vendidos no Brasil. Mas O DIA iniciou um mergulho, não conseguindo sequer incomodar O GLOBO "em cima" e, ao mesmo tempo, ser canibalizado "em baixo" pelo MEIA HORA, além do EXTRA. Com formato tablóide mas diferente do MEIA HORA (que é quase quadrado, 32x28cm, exatamente metade de O DIA, e em projeto gráfico de André Hippert, O DIA joga o que poderá ser sua última carta pela sobrevivência. As dificuldades da empresa vêm se acumulando há mais de um ano com a crise global, a queda da receita publicitária e também da circulação.