terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Taquara vence concurso de árvores natalinas

A Escola Municipal Pedro Américo, na Taquara, venceu o Concurso Cultural Árvore Encantada, promovido pelo Grupo Santander em cinco capitais brasileiras – as outras quatro foram Porto Alegre, São Paulo, Recife e Belo Horizonte. A escola, que concorreu com outras 16 unidades da Rede Municipal de Ensino do Rio, recebeu 573 votos e foi premiada com uma TV de 29 polegadas e um aparelho de DVD.
Para participar, grupos de alunos da rede pública deveriam construir árvores natalinas dentro do princípio de sustentabilidade. Foi sugerido o aproveitamento de materiais como garrafas PET, copos descartáveis e potes plásticos, entre outros, mas foram vetados objetos de metal ou vidro. Para as amarras e sustentações, foi recomendada a utilização de arame, corda, madeira e cola e, para decoração, tintas à base de água, retalhos de tecido, jornais, revistas e papéis usados, evitando tinta spray e fitas compradas em lojas.
Os alunos da E.M. Pedro Américo já haviam trabalhado os conceitos de reciclagem em sala de aula durante todo o ano letivo e, mesmo antes de saberem do concurso, começaram a construir uma árvore de Natal reciclada, utilizando mil garrafas PET grandes. A vitória deixou os alunos empolgados e com vontade de repetir a dose.
– Queríamos uma árvore ainda maior, mas não tínhamos mais tempo. Fico feliz por ter ajudado na construção da árvore vencedora. Com certeza vou querer participar outras vezes – disse Washington Costa, de 11 anos. Sua colega Larissa Serralha, também de 11 anos, contou como reuniu material para colaborar com a construção da árvore: "Não deixava ninguém jogar garrafas no lixo, trouxe tudo para escola. Até CDs velhos trouxe também. Fiquei muito feliz com a vitória, os prêmios serão muito úteis para nossa escola".