
Quase 20 anos depois, quando a Rede Manchete estourou na audiência com 40 pontos no Ibope, a novela Pantanal, agora exibida pelo SBT, mexe com os números da audiência entre as três principais emissoras de televisão. Com isso, a Rede Record parou de crescer. E a Globo também caiu. O SBT oscila entre segundo e terceiro lugares. Em julho, a Record apresentou uma queda significativa, na maior expectativa de bastidores por um desaceleramento em seu crescimento, que vinha ocorrendo desde 2.000. A Globo, para surpresa, não aproveitou a fase adversa da concorrente e seguiu caindo no mês passado. O SBT, impulsionado pela aquisição dos direitos de transmissão do Pantanal, e por novos desenhos animados, reagiu no Ibope. Até o último domingo de julho, a Record atingiu 8,4 pontos em sua média diária no horário de 7 às 24 horas. Em conseqüência, uma queda de 1,2 pontos em relação a junho (0,6) isto é 12,5%. O segundo lugar passou a oscilar entre SBT e Record. A queda da Record, no entanto, não foi novidade nos últimos anos, mas esta agora foi a maior de todas. Em maio, por exemplo, a emissora já tinha retraído 0,4% em relação a abril, com uma queda de 0,4 pontos em relação a abril (baixa de 4%). O SBT subiu e passou de 6,7% em junho para 7,2% em julho. Com isso encostou na Record: antes perdia 3 pontos e agora só 1 ponto. Julho foi para a Globo um dos piores meses dos últimos anos. Em relação a julho do ano passado, a Globo perdeu 3 pontos, ea Record 1.
As informações foram divulgadas pela Folha de São Paulo. Fazendeiro do Pantanal A novela conta a história de José Leôncio, fazendeiro do Pantanal, que em viagem para o Rio de Janeiro engravida uma jovem de nome Madeleine. José Leôncio acaba se casando com ela, que muda-se para o Pantanal com ele. Madeleine, no entanto, estava infeliz e resolveu voltar para o Rio de Janeiro. José Leôncio, amargurado, tenta em vão recuperar seu filho, mas acaba voltando para o Pantanal sem ele. Passa a viver então com Filó, sua empregada, com quem tem um filho. Vinte anos depois, seu filho resolve finalmente visitá-lo. Mas o choque cultural é grande e o filho é expulso pelo pai, por este achar que ele era gay. No elenco, Marcos Winter ( Joventino) Cristiana Oliveira (Juma Marruá), Jussara Freire (Filó), Marcos Palmeira (Tadeu), Nathália Timberg (Mariana) Sérgio Reis (Tibério) Almir Sater (Trindade) Antônio Petrin (Tenório) Ângela Leal (Maria Bruaca), Luciene Adami (Guta) Rosamaria Murtinho (Zuleica), Giovanna Gold (Zefa) e Andréa Richa (Muda), entre outros. Sarro na Record A Folha de São Paulo, na coluna OOOPS do jornalista Ricardo Feltin, revelou que graças ao sucesso da reexibicão de “Pantanal”, diretores do SBT passaram apresentar “cutucadas”em seus pares na rival Record.
O colunista informou que a direção do SBT passou a conversar amistosa e abertamente com os integrantes da direção da Globo a respeito da reação de ambas no Ibope. “Ao que tudo indica a Record não só ganhou a inimizade como aproximou a concorrência”. No final de julho, após Pantanal registrar o seu maior Ibope desde a reestréia, com 16 pontos de média,um diretor do SBT ligou de casa para um colega da Globo e brincou: “A Globo não quer emprestar Roque Santeiro para a gente substituir Pantanal?” Emtom jocoso, outro funcionário do SBT sugeriu à direção uma nova vinheta à emissora: uma montagem com Chaves (Hugo Chaves, presidente da Venezuela) comendo um Pica-Pau assado.