domingo, 2 de novembro de 2008

Metrô agora ..


A Barra da Tijuca está saindo às ruas exigindo que os Governos Federal e Estadual defina logo a construção da Linha 4 do Metrô entre a Estação Carioca e o Terminal Alvorada. No encerramento de encontros de lideranças, presentes o Secretário de Transportes Júlio Lopes e dirigentes da Fambarra, Ouvidoria e Amar, o presidente da Acibarra, Ney Suassuna convocou a população local para exigir do Poder Publico a liberação de recursos para o empreendimento, orçado em R$ 20 milhões.

A obra começou a ser discutida há cerca de dez anos. A primeira mobilização será nas ruas e avenidas da Barra e logo em seguida as lideranças vão ao encontro do Prefeito César Maia e do Governador Sérgio Cabral. Mais tarde uma comissão vai a Brasília pressionar o congresso e o Palácio do Planalto, apresentando dados econômicos e do desenvolvimento da região. A Linha 4 fixa a extensão do metrô com passagem por Laranjeiras, Humaitá, Gávea, São Conrado, Jardim Botânico, Marapendi, Nova Ipanema e Alvorada. BARRA QUER METRÔ JÁ O foco inicial a ser levantado será junto a empresa Rio Trilhos que venceu a licitação da obra e cujo estudo prevê um orçamento inicial de R$ 8 milhões, valor que a Acibarra ressalta não ser impossível arrecadar junto a iniciativa privada.

Com documentos e dados das reivindicações, o grupo planeja ir até Brasília conversar com deputados e senadores. No encontro foram debatidos tipos de bitolas dos trilhos, estacionamentos ao redor das estações, desapropriações e trajeto por túneis e escavações para as áreas de manobra dos trens. O assunto está sendo levado aos moradores do Recreio dos bandeirantes e de Jacarepaguá, para que ajudem a pressionar os governantes. Até a Zona Sul será mobilizada, pois sua população também se desloca no vai e vem com a Barra para atender o mercado de trabalho, o turismo e as visitas aos shoppings e casas noturnas. O presidente da AMAR, Eric Pereira, demonstrou preocupação com a área para o estacionamento de veículos na Estação do Jardim Oceânico, considerada saturada por edificações. Barra da Tijuca já sonha com as futuras estações Jardim Oceânico, Nova Ipanema, Marapendi e Alvorada Panfletagem, com distribuição de camisetas e adesivos, inicia a manifestação popular em defesa da chegada do metrô.