Região Metropolitana do Rio de Janeiro registra 101.927 novas admissões no mercado de trabalho em novembro
Setor de serviços lidera contratações locais; modalidade temporária projeta 20% de efetivação para o início de 2026
O mercado de trabalho na região metropolitana do Rio de Janeiro registrou 101.927 admissões e 86.570 desligamentos em novembro, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego. Com esse desempenho, o saldo do período ficou positivo em 15.357 postos formais.
No recorte setorial, o setor de serviços concentrou o maior volume de contratações, com 58.058 admissões. Em seguida, aparecem o comércio, com 28.344, e a construção, com 9.155 novos vínculos. Entre os contratados, predominou a mão de obra masculina, que somou 56.730 admissões, enquanto as mulheres registraram 45.197. O ensino médio completo foi o nível de escolaridade mais recorrente, com 69.392 registros, e a faixa etária com maior volume de entradas foi a de 30 a 39 anos, totalizando 27.036 admissões.
Indicadores Nacionais
No cenário nacional, o mercado de trabalho somou 1.979.902 admissões em novembro. No acumulado do ano, de janeiro a novembro de 2025, o país registrou um total de 25.055.514 contratações. Os setores que mais impulsionaram a abertura de postos no Brasil durante o mês foram o Comércio e os Serviços.
Vagas Temporárias
A modalidade de trabalho temporário contabilizou 101.009 contratações em todo o país em novembro. No estado do Rio de Janeiro foram 3.090 admissões, sendo 2.969 na região da capital, refletindo a demanda sazonal de fim de ano.
Segundo Leandro Jesus, Gerente Regional da Employer Recursos Humanos, o resultado acompanha o comportamento do mercado fluminense. “Os números indicam o dinamismo local neste período do ano, especialmente com o avanço das contratações temporárias, que funcionam como porta de entrada para o mercado formal. A projeção é de que cerca de 20% desses profissionais sejam efetivados no início de 2026”, afirma.
Municípios da região
Fazem parte da regional os municípios de Belford Roxo, Cachoeiras de Macacu, Duque de Caxias, Guapimirim, Itaboraí, Japeri, Magé, Maricá, Mesquita, Nilópolis, Niterói, Nova Iguaçu, Paracambi, Petrópolis, Queimados, Rio Bonito, Rio de Janeiro, São Gonçalo, São João de Meriti, Seropédica e Tanguá.
Direitos do Trabalhador Temporário
Na modalidade temporária, o trabalhador tem anotação em carteira e os direitos assegurados pela legislação 6.019/1974. Dentre os direitos, estão inclusos pagamento de horas extras, descanso semanal remunerado, 13° salário e férias proporcionais ao período trabalhado. Ele recebe 8% dos seus proventos a título de FGTS e o período como temporário conta como contribuição para a aposentadoria.
Vale ressaltar que na legislação, o trabalhador temporário pode ser contratado por até 180 dias, com a possibilidade de prorrogação por mais até 90 dias. A efetivação pode acontecer a qualquer momento desse período. Junto à Previdência, o trabalhador temporário também tem todos os direitos garantidos, desde que se respeite a carência mínima exigida para o pagamento dos benefícios.