sexta-feira, 5 de dezembro de 2025

ESPECIAL

ESPECIAL - 36 ANOS DO CIDADE DA BARRA!!...   

36 Anos de Pioneirismo e Contínua Antevisão

Ricardo Corrêa *

A história de sucesso do Jornal Cidade da Barra não é apenas a crônica de uma região; é a prova da força de uma visão. No ano da celebração dos seus 36 anos de existência, presto minha homenagem a este veículo que se tornou um pilar fundamental da Barra da Tijuca, e ao seu fundador, o jornalista Afonso Campuzano Martinez.

Tudo começou em 1985. Naquele momento decisivo da história da Barra, o jornalista Afonso Campuzano Martinez demonstrou uma clarividência notável. Enquanto muitos viam apenas terra em desenvolvimento, ele enxergava a futura cidade próspera, abençoada entre o mar e as montanhas. O lançamento do tabloide CIDADE DA BARRA foi um ato de fé no potencial da região.

O jornal rapidamente cumpriu seu papel, registrando o surgimento de grandes condomínios, shoppings e hipermercados, e, o que é mais importante, deu notoriedade e um sentido de pertencimento à vibrante sociedade carioca que migrava para lá.

O Pioneirismo que Fez a Diferença

Essa visão não se limitou à fundação. Há 26 anos, o Cidade da Barra deu um passo audacioso, tornando-se o primeiro veículo da região a desbravar o mercado digital.

Pude acompanhar de perto quase toda essa trajetória e tive a imensa alegria de ser um grande incentivador da migração para o ambiente online. É uma satisfação pessoal saber que, de alguma forma, pude dar uma pequeníssima contribuição para que esse sucesso digital se concretizasse.

O caminho foi difícil, competindo com a velocidade do mundo digital. Contudo, o que prevaleceu foi a essência do veículo e do seu criador: um jornalismo independente, verdadeiro e transparente. Essa constância garantiu a credibilidade que hoje se traduz em grandes números de audiência para um veículo segmentado.

Os resultados falam por si: as 110 mil visualizações alcançadas até agora no mês de novembro, e a força de colunas como a Espaço Motor, com picos de 9 mil visualizações/mês, são a prova de que a qualidade e a relevância triunfam.

Parabéns ao Jornal CIDADE DA BARRA pelos seus 36 anos! E meu profundo reconhecimento a Afonso Campuzano Martinez por sua inabalável visão de futuro e dedicação. Que este sucesso inspire a todos nós.

--
RICARDO CORRÊA
CEO RICORREA COMUNICAÇÃO E MKT



Do jornalista Ricardo Labatt, que escreve a coluna CAFÉ COM LABATT

Muito bom poder colaborar com o veículo do amigo de tão longa data. Um ex-"concorrente" que rapidamente se transformou em amigo e onde sempre avistei caráter e seriedade. Hoje na mesma trilha, lado a lado e feliz pelo nosso reencontro. Quanto à coluna do João também gosto. Transmita meu abraço e admiração à ele. Mas bateu uma curiosidade. A quantas anda o Café?
E como o Afonso disse: Venceria quem marcasse o primeiro gol.
Flamengo TetraCampeão da Liobertadores




Eduardo Leal da ZAP.ART

SOBRE A RESILIÊNCIA DO CIDADE DA BARRA!



Se existe uma palavra que define bem o CIDADE DA BARRA, esta palavra é RESILIÊNCIA!

Podemos contar nos dedos o número de blogs e portais de conteúdo jornalístico de nicho como o CIDADE DA BARRA.

Sobrevivendo a uma avalanche de Redes Sociais, Celebridades, Fake News e desinformação gratuita, o CIDADE DA BARRA vem se mostrando firme no seu propósito de formar opinião sobre os assuntos mais relevantes da região da Barra da Tijuca na cidade de Rio de Janeiro.

E eu e a minha ZAP.ART continuamos participando ativamente do projeto CIDADE DA BARRA na produção de artes visuais e em estratégias de marketing digital para este relevante canal de comunicação da região da Barra da Tijuca.

Eu não me canso de dizer “Vida Longa ao CIDADE DA BARRA e ao seu fundador Afonso Campuzano”.

Forte abraço meu amigo,

Eduardo Leal – ZAP.ART