segunda-feira, 22 de dezembro de 2025

COLUNA ESPAÇO MOTOR

 PEUGEOT 208 GT HYBRID É SÓ PRAZER E DIVERSÃO


João Mendes


Um dos hatches mais premiados em 2025 é o Peugeot 208 que eu testei na versão top denominada GT Hybrid. Seu motor é o T200, 1.0 turbo, 3 cilindros, flex, de 130 cavalos e o câmbio é automático CVT de 7 marchas. O sistema híbrido combina o motor 1.0 turbo com um sistema híbrido leve (Mild Hybrid) que usa um alternador/motor elétrico e bateria de íon de lítio para assistência e economia. Na verdade esse sistema híbrido ativa um auxílio elétrico proporcionando mais suavidade nas partidas e no desligamento automático em paradas e com isso há uma redução de emissões e melhoria no consumo. O interior do 208 tem o diferencial do i-Cockpit 3D com tela de 10” que é uma experiência única, você monitora o painel por cima do volante e esse painel possui imagens em 3D o que melhora ainda mais a experiência. O 208 é realmente um hatch diferenciado.


Nesta versão top o interior tem detalhes com o visual de fibra de carbono, banco em couro, carregador por indução e o smartphone pode ser espelhado sem fio na tela de 10,3” da multimídia i-Connected Advance. No visual destaque para faróis Full LED com o DLR característico lembrando as “garras de leão”, rodas de 17” diamantadas com detalhes em preto brilhante e a grade frontal com preta com detalhes em cinza. Para segurança tem sistemas de auxilio a direção, ADAS, com Alerta de Colisão, frenagem autônoma, assistente para manter na faixa, leitor de placas e detector de fadiga. Gostei muito do desempenho e da estabilidade do 208. A estabilidade sempre foi um forte nos hatches compactos da Peugeot desde o 206. O 208 GT é um carro muito divertido com uma ótima arrancada, retomadas com vigor e é ótimo de dirigir. Seu preço é R$128.490.