Obra em homenagem a Cazuza marca 40 anos de “Codinome Beija-Flor”
Uma escultura em homenagem à canção “Codinome Beija-Flor”, de Cazuza, foi inaugurada nesta terça-feira (9/12) no Parque Ecológico do Hospital São Lucas Copacabana, da Rede Américas, local que inspirou o artista. A obra interativa, criada por Mario Pitanguy, celebra os 40 anos da música e a união entre arte, natureza e saúde.
Toda feita em bronze e moldada em formato de beija-flor, a escultura é emoldurada por uma janela, e remete ao quarto onde Cazuza esteve internado em 1985. Era nele que o compositor observava os pássaros que inspiraram a canção do álbum Exagerado.
Lucinha Araújo, mãe do artista, participou da inauguração e se emocionou ao relembrar o período.
“Codinome Beija-Flor era um beija-flor que vinha todo dia quando ele ficou internado aqui. O Cazuza colocou açúcar na água para ele beber e depois fez a canção. A cada homenagem é um renascer; sinto que ele não morreu. Não poderia haver homenagem mais bonita.”
Para Dulce Pugliese, presidente do Conselho da Rede Américas, o tributo faz jus à importância de Cazuza: “O que ele fez tem altíssima qualidade musical e poética. Nunca é demais homenagear alguém que deixou tanta beleza. É uma oportunidade de resgatar essa história e trazê-la para este espaço.”
Vanessa Queiroz, diretora-geral do hospital, destacou que o espaço verde já recebe diversas abordagens terapêuticas, como sessões de fisioterapia, fonoaudiologia e atividades voltadas à conexão com a natureza. Agora, com a escultura, o local se consolida como um ambiente de acolhimento aliado ao tratamento médico-hospitalar.

