segunda-feira, 24 de novembro de 2025

CULTURA

 “Meu Amor é Cego”, a primeira comédia romântica escrita e protagonizada por atores com deficiência visual 


Espetáculo terá apresentação única na Cidade das Artes durante a Semana do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência


Rio de Janeiro - A primeira comédia romântica escrita e protagonizada por Sara Bentes e Jeffinho Farias, artistas com deficiência visual, conta com a direção de Bel Kutner.  A dupla fará única apresentação no dia 6 de dezembro, na Cidade das Artes, Barra da Tijuca, a preços populares, durante a Semana da Pessoa com Deficiência.


A comédia romântica, que já foi apresentada nas regiões de São Gonçalo e Tanguá, e encerra a temporada nesta sexta e sábado, respectivamente,  em Itaboraí (Praça Marechal Floriano Peixoto) e na Barra da Tijuca (Cidade das Artes), acompanha o cotidiano de Carol e Pedro, que mesmo lidando com as diferenças de temperamento e as falhas na inclusão, transformam as dificuldades em humor. 

“E, por que não falando de amor? que é algo que todo mundo se identifica de alguma forma e, por que não com a comédia que alivia qualquer desconforto?", questiona a atriz Sara Bentes.

A dupla usa expressões inusitadas que surgem nas cenas como “Braile de favela”, entre outras, reforçando o tom divertido e, ao mesmo tempo, provocando questionamentos sobre capacitismo, acessibilidade, papéis de gênero e assédio.


Dirigida por Bel Kutner, a peça conta com recursos de acessibilidade como audiodescrição transmitida por fones, abafadores de som para pessoas neurodivergentes, libras e piso tátil para os atores. “Estou tendo a honra de dirigir esses dois atores maravilhosos”, celebra a diretora Bel Kutner.


Para além do teatro acessível, a obra propõe uma reflexão sobre o protagonismo de pessoas com deficiência nos espaços de criação, decisão e liderança. Para Jeffinho Farias é uma luta por direitos “A gente batalha para que as pessoas com deficiência tenham acesso aos produtos culturais e também a produzirem esses eventos”, comenta.


Os ingressos estão disponíveis a preços populares (R$ 20 e R$ 40) pelo Sympla ou direto na bilheteria da Cidade das Artes. Classificação 12 anos.


“Meu amor é cego”

Sábado, dia 06 de dezembro, às 20h

Eletroacústica, Cidade das Artes. Av. das Américas, 5300 - Barra da Tijuca/RJ.

60 minutos

Ingressos: https://bileto.sympla.com.br/event/113611/d/350915/s/2369409

Classificação 12 anos