segunda-feira, 20 de outubro de 2025

GERAL

 Raytec mira o varejo com frota adaptada e produção reforçada ao lado da Renault do Brasil

Empresa espera crescer cerca de 45%, transformando e entregando cerca de 8 mil veículos por ano em todo o Brasil

As vendas de veículos registraram no mês passado um avanço de 2,9% frente a setembro de 2024, totalizando 243,3 mil unidades comercializadas entre carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus, conforme dados recentemente divulgados pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Com esse desempenho, ainda segundo a instituição, o acumulado de 2025 já alcança 1,91 milhão de veículos vendidos — um aumento de 2,8% em relação aos nove primeiros meses de 2024.

O bom momento do mercado favorece empresas especializadas em transformação automotiva, como o Grupo Raytec, referência no setor. A empresa se destaca ao oferecer soluções sob medida para frotas governamentais, veículos blindados, modelos refrigerados, minibus VIP e projetos personalizados, além de acompanhar as últimas tendências do setor automotivo e atender a demandas por inovação e eficiência. Como exemplo, a empresa inaugurou, recentemente, sua quinta unidade fabril e a primeira localizada no Paraná, em São José dos Pinhais, que terá capacidade para produzir 1.100 veículos por mês e por um turno. Esse volume será atingido a partir de novembro. Com essa nova estrutura, a empresa espera crescer cerca de 45%, transformando e entregando cerca de 8 mil veículos por ano em todo o Brasil, que serão repassados para as concessionárias comercializarem.

"Fechamos parceria com a Renault do Brasil e a localização da nova fábrica foi estratégica para ficarmos ao lado da montadora francesa. Dessa forma, conseguimos ter respostas mais rápidas às demandas de concessionárias e órgãos públicos, redução de custos logísticos e prazo de entrega, além de tornarmos mais competitivos na comparação com a concorrência. A parceria prevê que a Renault ofereça em suas concessionárias veículos já transformados pela Raytec, como o Kwid Cargo — voltado para entregas urbanas —, e modelos adaptados da Master e do Kangoo, que serão vendidos no Brasil e em outros países da América Latina”, explica Jonatas Matos, presidente do Grupo Raytec.