QUEIRAM DA VIDA E, AMBICIONEM, TUDO QUE PUDEREM LEVAR
Ricardo LabattTalvez o segredo seja entender quais as reais conquistas importantes dessa vida... dessa nossa passagem. E, para mim, isso está bem claro. Por isso hoje, o “Café” está mais reflexivo... E espero que se dispam de vaidades e preconceitos ao batermos esse papo.
AMBICIONEM APENAS AS CINCO NECESSIDADES MATERIAIS:
Ar, água, alimento, agasalho e abrigo.
As três primeiras são imperativas para nos mantermos vivos. As outras para não passar sufoco na vida. Ter um teto, um meio de transporte, uma roupa, um agrado, não importa quais sejam... muito menos de qual marca e nem de como aparecem aos olhos alheios. Tudo tem apenas uma função.
Os sábios passam a vida acumulando apenas o que é suficiente para se sentirem satisfeitos. E isso não é apologia à pobreza não, é apenas ambição pessoal.
Ambição de conquistar o que realmente importa. As necessidades básicas para nos sentirmos completos, felizes...
Assim, é importante você sentir que fez pela coletividade, que troca afeto... que gosta e, é “gostado”...
Entender a diferença entre fazer sexo e fazer amor... A importância de fazer o bem, de ser acolhido, de acolher... Enfim, ter consciência da realidade e do que é imperativamente importante.
Cada coisa, ou sentimento, tem uma função... apenas uma função
A maior parte das pessoas vivem a mentiras que lhes foi imposta quando ainda eram jovens e, passam a vida correndo atrás de dinheiro e de poder.
Por vezes, só quando envelhecem, entendem que o mais importante é o afeto. Se frustram quando compreendem que sempre desconfiaram do afeto. E talvez, na realidade, tenham desconfiado de tudo...
Este talvez seja o maior sofrimento dessa gente tão pobre, que só tem dinheiro e/ou poder...
Gente preocupada com a carreira, com a empresa, com a grana, com o patrimônio... Gente que até conquista muito dinheiro, muito poder e, se envolve, se ilude... Se perde, com ele.
Mas diante da única certeza que se tem - a morte - se perguntam pra onde vão levar isso.
Como e de que forma serão lembrados. Qual o verdadeiro legado que deixarão? Uma vida de status ?
E o que é, na verdade, STATUS ?
É a mania de se sonhar em adquirir coisas que não necessitamos e nem escolheríamos, quase sempre por valores muito superiores ao que se pagaria, apenas para agradar pessoas que não gostamos e, o que é pior, nos mostrarmos como pessoas que não somos.
Não conheço nada mais triste que isso.
